20
de dezembro de 2013 | N° 17650
DAVID
COIMBRA
Viva a
mediocridade
A
democracia é um péssimo sistema de governo. É lento, é ineficiente. Pena que é
indispensável. E é indispensável por um só motivo: porque não existe outro
antídoto contra a tirania. Nas democracias, mesmo nas incipientes, os governos
se renovam com periodicidade, e nas democracias maduras o povo tem espaço para expressar
o que não quer.
Aí
está algo que o povo de uma democracia evoluída tem competência para fazer:
expressar o que não quer.
Expressar
o que quer é mais complicado. As pessoas não sabem o que querem. Alguém tem de
dizer isso a elas.
É
por isso que as pesquisas, em geral, são fajutas. Quem se baseia em pesquisas
para agir corre o risco de ser sempre medíocre. Porque a pesquisa aponta para a
média e a média é... bem... medíocre.
Os
grandes cientistas, os grandes inovadores, os grandes artistas, os grandes
inventores, os gênios da humanidade jamais teriam feito algo de novo se
tivessem se guiado por pesquisas. Imagine Dostoievski contratando uma agência
para saber se, em Crime e Castigo, Raskolnikov deve ou não matar a velha
usurária.
Nem
mesmo os grandes empresários, que têm de agradar ao público para alcançar o
sucesso, nem esses chegam a lugar algum se seguirem o caminho das pesquisas e
da média da população. Eles têm de seguir o caminho da própria sensibilidade.
Assisti,
outro dia, a uma palestra da Zica, carioca que criou a Beleza Natural, espécie
de método de amaciamento do cabelo crespo, o cabelo duro. Cabelo ruim, como
dizia a minha avó:
–
David, tu tem cabelo ruim.
Zica
era empregada doméstica, e hoje sua empresa atende a mais de 100 mil mulheres
no Brasil. Quando foi perguntada sobre o que a levou a inventar aquela
novidade, ela foi singelamente honesta:
–
Porque eu queria que o meu cabelo fosse bonito.
Aí
está. Era a inquietação DELA. A dor que ELA sentia é que a guiou. Ninguém faz
nada de novo se tentar adivinhar o que os outros querem. Fará se souber a dor
que lhe vai na alma.
A
natureza da arte, por exemplo, é revolucionária. A arte, a princípio, choca;
depois se populariza. Quase todas as inovações são assim. As pessoas olham e
torcem o nariz: isso não vai dar certo. Porque a novidade não existe, até
acontecer, e as pessoas não conseguem enxergar o que não existe.
Mas
hoje o mundo é das pesquisas. O mundo é da média. Da massa. Um mundo cada vez
mais democrático, horizontal e medíocre. Viva a mediocridade.