quinta-feira, 13 de abril de 2023


13 DE ABRIL DE 2023
OPINIÃO DA RBS

REFLEXÕES À LUZ DAS IDEIAS LIBERAIS

Ao longo das últimas três décadas e meia, o Fórum da Liberdade se consolidou como espaço privilegiado para o debate em torno das ideias relacionadas ao liberalismo, ao empreendedorismo e de contestação às amarras estatais. O evento, em sua 36ª edição, hoje e amanhã, no prédio 40 da PUCRS, na Capital, novamente se debruça sobre as discussões acerca do que faz o Brasil, uma nação com tantas potencialidades, não conseguir tirar proveito de suas vantagens naturais e humanas para entregar a promessa de ser um país próspero.

Neste ano, o Fórum da Liberdade, considerado um dos principais encontros pró-liberdades individuais do mundo, será inspirado na obra Alice no País das Maravilhas, publicada em 1865 pelo britânico Lewis Carroll. O tema é "Alice no país das liberdades". A intenção é traçar um paralelo entre a ficção literária e a realidade nacional. 

No livro, a personagem principal tenta encontrar o melhor caminho em um mundo fantástico, mas no decorrer de sua jornada encontra obstáculos de toda ordem e figuras tirânicas. Para a organização do Fórum, podem servir de analogia ao contexto brasileiro, no qual a população e os empreendedores deparam com corrupção, radicalismos, burocracia, limites às liberdades, arbitrariedades e um Estado mastodôntico.

Seja qual for o mote a inspirar os debates, o fato é que o Fórum da Liberdade, promovido pelo Instituto de Estudos Empresariais (IEE), notabiliza-se por ser um evento propositivo e de intercâmbio de ideias, em busca da construção de um país mais livre e pujante. Nada melhor do que ter à disposição múltiplos ângulos - mesmo que naturalmente com viés majoritário voltado aos princípios liberais - sobre temas como política, economia, impacto social, cultura e vários outros tópicos para dialogar, refletir e ouvir diferentes argumentos para buscar consensos. 

Ainda mais em tempos de tamanha intolerância com opiniões divergentes e dificuldade de aceitação de argumentos que se chocam com posições arraigadas. Neste ano, essa contribuição virá de mais de 40 painelistas do Brasil e do Exterior. Além dos debates e palestras, haverá a novidade de uma ampla programação cultural, com apresentações artísticas e até desfile de moda.

O 36º Fórum da Liberdade, hoje e amanhã, é ainda mais um evento que consolida o Estado como palco de relevantes encontros, debates e conexões sobre temas e inquietações atuais. No final de março, Porto Alegre recebeu com êxito a segunda edição do South Summit Brasil, firmando o Rio Grande do Sul como um dos nortes magnéticos da inovação no país e no mundo. 

Também começou ontem e vai até amanhã, em Gramado, na serra gaúcha, a Gramado Summit, que a exemplo do evento na Capital tem competição de startups e vai reunir cerca de 500 empresas na feira de negócios e 350 palestrantes convidados para falar sobre empreendedorismo, tecnologia e inovação. Nesta semana também foi conhecida a relação dos conferencistas convidados para o novo ciclo do Fronteiras do Pensamento, que se inicia no final de maio e vai até outubro, projeto que nasceu em 2006, em Porto Alegre, promovendo discussões sobre os temas mais instigantes da atualidade com alguns dos mais renomados pensadores nacionais e internacionais.

OPINIÃO DA RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário