sábado, 22 de julho de 2023


22 DE JULHO DE 2023
BRUNA LOMBARDI

A MEMÓRIA DAS ÁRVORES

Sim, eu sou daquelas que abraçam árvores. Já abracei magníficas sequoias de 2 mil anos, de troncos de diâmetros gigantes, e senti como nós, pequenos e humanos diante do poder, da força e grandeza dessas criaturas, sabemos tão pouco. Lembramos de quase nada e vivemos perdidos numa dura floresta de valores distorcidos.

A ignorância que derruba, desmata e destrói um planeta passa por ele sem entender nada.

As árvores respiram por nós, limpam o ar para que a gente viva, nos dão sombra, flores e frutas, beleza incondicional e mostram provas de resistência contra o desgaste. As árvores sabem, profundas conhecedoras do tempo. Conhecem todas as histórias. Tem a memória das eras.

Desde criança eu atravessava parques e enchia os bolsos de musgos e liquens e pequenas folhas. Caminhava por alamedas e observava tudo o que as árvores deixavam cair nas calçadas. Pulava as florzinhas para não pisar nelas. Sentia que elas protegiam o mundo e até hoje olho árvores como as guardiãs que elas são. Respeito tudo o que testemunharam.

Continuo com essa relação instintiva e passional e hoje estudo maravilhada a rede de comunicação que existe entre as árvores.

Elas, assim como todos os seres vivos, interagem. Estão conectadas. A tecnologia, infinitamente anterior e superior à nossa, age feito uma internet subterrânea. Debaixo da superfície existe uma massa de ramificação formada por um conjunto emaranhado de infinitas colônias de fungos. Existe um processo de troca permanente, uma simbiose constante que se renova há mais de 130 milhões de anos.

O ciclo biológico dos fungos faz parte da sustentação e é fundamental para a transformação no nosso meio ambiente. Seu crescimento ininterrupto se adapta e se alastra em tudo, formando uma verdadeira rede por baixo da terra.

Essa internet da natureza é a rede de comunicação mais antiga e mais ativa que existe e é chamada Micélio. Ela é formada por filamentos microscópicos de um conjunto de fungos multicelulares. Essa rede poderosa ajuda toda a mata, na sustentação e absorção de nutrientes.

Para descobrir esse mundo novo, assistam ao imperdível documentário Fantastic Fungi, na Netflix. É uma jornada desse mágico e misterioso mundo medicinal que reside no substrato da terra. Paul Stamets, um micologista americano, mostra que o Micélio possui propriedades que podem renovar o nosso planeta e é tão fabuloso que pode trazer soluções para salvar o mundo.

Existe uma linguagem inteligente na natureza. Existem provas científicas do poder de sua medicina. Existe um mundo invisível mágico e misterioso que preserva a essência das coisas e se comunica. Essa conexão profunda e silenciosa entre todos os seres vivos passa por todos os elementos.

É preciso compreender e respeitar esse mistério do qual somos parte e tentar entender a linguagem secreta de todas as coisas. Essa grande comunicação só se torna possível quando temos consciência disso tudo. As árvores conversam entre si com a memória dos tempos. E nós, estamos escutando?

BRUNA LOMBARDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário