07 DE MAIO DE 2020
CORONAVÍRUS
Caixa mudará pagamento do auxílio emergencial
A Caixa Econômica Federal vai modificar o repasse da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, conforme anunciou ontem o presidente do banco, Pedro Guimarães. Ele não informou data exata para novas liberações, mas adiantou que o pagamento deverá ser mais espaçado, e seguirá a data de nascimento dos beneficiários.
- No segundo pagamento, poderemos pagar de maneira diferente. Estamos debatendo com o Ministério da Cidadania. A maioria terá essa organização com datas espaçadas - disse ele.
Na primeira parcela, a liberação foi feita conforme o mês do aniversário. Por dia, a Caixa pagava valores aos nascidos em dois meses consecutivos. Na terçafeira, dia 5, por exemplo, foram pagos os nascidos em novembro e dezembro.
Segundo Guimarães, o pagamento da primeira parcela não teve o mesmo planejamento porque a liberação dos valores aos informais foi feita conforme a Dataprev (empresa federal de tecnologia) conseguiu terminar a análise dos inscritos.
A inscrição para receber o auxílio emergencial de R$ 600 começou em 7 de abril. Até agora, o pagamento foi liberado para 50 milhões de brasileiros. Do total de inscritos, que chega a quase 100 milhões, 26 milhões não têm direito a receber e 12 milhões têm inconsistências no cadastro. Eles passarão por reanálise e, se for o caso, terão o dinheiro liberado.
A Dataprev ainda tem um lote de 6 milhões de inscritos em análise. Segundo Guimarães, assim que a empresa der o OK, a Caixa fará o pagamento em até dois dias úteis. O presidente do banco lembrou ainda que o trabalhador com direito ao benefício poderá se inscrever até o final do prazo, que é 2 de julho, e receberá retroativo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário