terça-feira, 3 de maio de 2022

03 DE MAIO DE 2022
INFORME ESPECIAL

Nos bastidores do South Summit

Tem muita gente botando a mão na massa para fazer o South Summit acontecer em Porto Alegre - a programação começa amanhã e vai até sexta-feira, no Cais Mauá. Nos bastidores, um dos timoneiros do barco é o jornalista Thiago Ribeiro. Aos 42 anos, o diretor-geral do evento (na foto) é responsável por coordenar a operacionalização de tudo o que está sendo programado.

- Trabalho dia e noite, mas sou um cara tranquilo. Tenho certeza de que o evento vai dar certo e será um marco para a cidade - diz Ribeiro, enquanto passa os olhos em uma centena de mensagens no Whatsapp, que não para.

Especialista em Marketing e mestre em Ciência da Computação, o jornalista é executivo da 4all, empresa de tecnologia com sede na Capital e uma das parceiras do South Summit. No currículo, é reconhecido por ter idealizado o projeto #POAdigital, que originou, em 2013, o portal de dados abertos da prefeitura da Capital, e por ter ajudado a criar a Associação Gaúcha de Startups.

Como surgiu a bola de neve

A dívida do RS começou a sair do controle em 1970, quando o Estado entrou no mercado de capitais e passou a emitir títulos com correção monetária. Os papéis tiveram rápida aceitação no mercado, o que viabilizou obras. Mas, na década seguinte, veio à tona a explosão do endividamento. Os prazos expiraram, e o pagamento passou a ser adiado. Novos títulos foram emitidos para cobrir papéis vencidos (dívida para pagar dívida). A situação piorou, até que a União assumiu o passivo, dando início à realidade que temos hoje.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário