quarta-feira, 4 de maio de 2022


04 DE MAIO DE 2022
INFORME ESPECIAL

O South Summit e uma nova marca em construção

De hoje até sexta-feira, Porto Alegre vai voltar a ser palco de um evento internacional de grande porte - como já foi nos tempos do Fórum Social Mundial e da Copa do Mundo. Será um momento de retomada e de (re)conexões, mas não apenas isso. Com o South Summit Brasil e seus números superlativos, poder público e iniciativa privada apostam na construção de uma nova marca para a Capital e para o Rio Grande do Sul.

Durante os três dias de programação, o Cais Mauá, às margens do Guaíba, será o epicentro desse movimento, que vem sendo construído a muitas mãos nos últimos anos - e que, agora, começa a ganhar visibilidade fora das universidades, dos parques tecnológicos e do ambiente corporativo.

Criado em Madri, na Espanha, onde é realizado desde 2012, o encontro global que promete agitar Porto Alegre contabiliza mais de 10 mil inscritos de 76 países e cinco centenas de palestrantes, além de representantes de 89 fundos de investimento (com uma carteira de US$ 62 bilhões para aplicar na América Latina).

Três armazéns portuários - até pouco tempo abandonados e caindo as pedaços - ganharam novas feições para receber, entre outros destaques, a maior competição de startups da história do país.

Tudo isso, além de movimentar a rede hoteleira, a gastronomia, o comércio e o turismo locais, fará da cidade uma vitrine e - quem sabe - um novo destino de negócios de inovação no mundo. A transformação não vai acontecer do dia para a noite, mas está aí, batendo à porta.

Fotos de encher os olhos

Com um dos mais belos cartões postais da Capital no foco, será inaugurada hoje, a partir das 17h, na Câmara Municipal de Porto Alegre (Av. Loureiro da silva, nº 255, no Centro Histórico), a exposição Cidade Feita de Rio, um bálsamo para os olhos.

Apresentada pela Smart Arquitetura, com concepção criativa da Nowhere EXPD, a mostra reúne fotografias que exploram novos olhares sobre o Guaíba, com diferentes ângulos, cores, luzes e sombras. São 60 obras, assinadas por 40 fotógrafos profissionais e amadores.

Iniciado em 2019, o projeto também resultou na publicação de um livro homônimo. Entre os participantes, estão nomes como Raul Krebs, Fabiano Benedetti e Luiz Eduardo Achutti, além de Marcelo Moretto e Henrique Amaral, cujas fotos ilustram esta página.

Vale a pena prestigiar o evento, que fica em cartaz até 3 de junho, com entrada franca.

Flores para campeões

Com delegações de 77 países, a 24ª edição das Surdolimpíadas, que ocorre em Caxias do Sul, na Serra, até o dia 15, já está premiando seus primeiros campeões. No pódio, além da medalha, eles recebem flores. Mas não são quaisquer flores, não.

O conjunto de 1,3 mil buquês está sendo produzido no município pela designer floral Clarissa Fuchs (na foto ao lado). Cada elemento foi escolhido a dedo e tem um significado.

Por exemplo: as rosas amarelas, segundo Clarissa, dona a floricultura Bothanica Etc Boutique Floral, representam o ouro, os raios do sol, a energia e a prosperidade. As alstroemérias de cor púrpura remetem aos principais produtos da região (a uva e o vinho). Até os laços rústicos que amarram os arranjos têm relação com a cultura local: vêm da palha de ráfia, usada na colônia para produzir chapéus e bolsas trançadas.

Para você

Nos próximos dias, estarei no South Summit para contar curiosidades e bastidores de tudo o que rolar no Cais Mauá e nos arredores. Será minha primeira vez em um evento do tipo. O resultado estará aqui na coluna, em GZH e nas minhas redes sociais no Twitter e no Instagram.

Bispos gaúchos e o Papa Francisco

Os bispos do Rio Grande do Sul têm uma reunião mais do que especial amanhã, no Vaticano. Eles irão conversar com o papa Francisco. Entre os integrantes da comitiva, estão quatro arcebispos - entre eles o metropolitano, Dom Jaime Spengler -, 15 bispos ativos e três bispos eméritos.

Chamada de "Ad Limina Apostolorum", a visita é uma tradicional peregrinação católica a Roma. Segundo o costume, os bispos vão até os sepulcros dos apóstolos e ao encontro do pontífice para reforçar os vínculos de fé e de comunhão com a Igreja. A última visita dos gaúchos ocorreu em 2009.

Para vencer a evasão escolar

A ONG Junior Achievement, com escritório no RS, está à frente de uma campanha para combater a evasão escolar - um dos desafios do pós-pandemia. Com o programa Vantagens de Permanecer na Escola, a entidade beneficiará mil jovens gaúchos em situação de vulnerabilidade social no primeiro semestre de 2022. Escolas públicas podem se cadastrar para participar. Mais informações no site jars.org.br.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário