quarta-feira, 4 de maio de 2022


04 DE MAIO DE 2022
OPINIÃO DA RBS

NO MAPA-MÚNDI DA INOVAÇÃO

Abre as portas hoje, no Cais Mauá, na Capital, um dos mais importantes eventos de inovação e tecnologia do mundo. O significado da realização do South Summit em Porto Alegre vai muito além da conquista do direito de ser palco de um encontro de prestígio global. Simboliza que tanto a cidade quanto o próprio Rio Grande do Sul passam definitivamente a ser um ponto relevante no mapa-múndi de um ramo da economia que é a própria expressão da evolução constante do conhecimento.

Essencial em qualquer atividade, do agronegócio à tecnologia da informação, a inovação é a eterna busca pelo novo e pelo futuro. Ser reconhecida como um ecossistema relevante neste ambiente, portanto, é estratégico para o desenvolvimento de qualquer região. Porto Alegre e várias outras cidades gaúchas, com seus parques tecnológicos, universidades, incubadoras, startups e capital humano, dão reiteradas provas de estar preparadas para esta jornada. O South Summit, assim, surge como grande oportunidade de consolidação desta vocação, muito pela divulgação internacional.

São esperadas no evento, que vai até sexta-feira, cerca de 8 mil pessoas, boa parte de outros locais do país e estrangeiras. São mais de 500 palestrantes e mediadores. É uma injeção de ânimo em setores como gastronomia e hotelaria, após as agruras da pandemia. Os visitantes poderão ainda conhecer os atrativos de Porto Alegre, que ganha a chance de se afirmar ainda mais como destino turístico, especialmente vinculado a seminários, congressos e conferências.

Mas o grande legado, sem dúvida, é a possibilidade de fortalecer o ecossistema ligado à inovação. É alentador constatar que, das 50 finalistas da competição de startups, 17 são gaúchas. Desde o início do evento, em 2012, em Madri, na Espanha, o South Summit impulsionou dezenas de bilhões de dólares de aportes em companhias inovadoras de alto potencial de crescimento. Isso foi possível pelas conexões estimuladas pelo encontro, que atrai grandes fundos interessados em apostar e financiar as jovens empresas inovadoras. Quase uma centena desses investidores estará em Porto Alegre, à caça de oportunidades e parcerias com empreendedores promissores. O histórico das edições anteriores na capital espanhola indica que a quase totalidade dessas startups, donas de boas ideias, conseguirá o empurrão necessário para desenvolver e colocar no mercado suas soluções, processos e produtos potencialmente disruptivos.

O South Summit vai favorecer contatos, interações e, naturalmente, servir de inspiração para que mais empreendedores locais, criativos e inquietos, se encorajem a trilhar o caminho da inovação. A divulgação da cidade e do Estado no Exterior serve, por outro lado, para que mais fundos, grandes bancos, empresas, aceleradoras e investidores anjo olhem para o Rio Grande do Sul como um lugar fecundo para negócios ligados à tecnologia, onde a inventividade efervescente é capaz de oferecer sempre novas possibilidades de alargar as fronteiras do conhecimento.

OPINIÃO DA RBS

Nenhum comentário:

Postar um comentário