terça-feira, 22 de agosto de 2023


22 DE AGOSTO DE 2023
INFORME ESPECIAL

Gaúcho no reality de pizza

Tem representante gaúcho no mais novo reality show do canal GNT. O pizzaiolo Peterson Secco (foto), da Serra, participará da primeira temporada do Que Bela Pizza, comandado por Dani Calabresa.

A cada episódio, três participantes farão provas temáticas de improviso para conquistar o título de melhor pizzaiolo do dia. O gaúcho - que é dono do restaurante Abbiamo Fatto, de Canela - entrará em cena a partir das 22h da próxima sexta-feira.

Leilão para Maria Di Gesu

Uma das últimas representantes do estilo naïf (de arte primitiva moderna) no Rio Grande do Sul, Maria Di Gesu (na foto abaixo, publicada em 1999 em ZH) está leiloando seu acervo. Com 95 anos de vida e 67 de carreira, ela vive hoje em uma casa geriátrica e segue produzindo e tocando violino - uma de suas paixões.

Organizado pelo marchand Julio Lovato, o leilão será nos dias 26, 28 e 29 de agosto, às 16h. O martelo será batido pelo leiloeiro oficial José Luis Santayana, com lances no site santayana.com.br. São 513 itens, entre quadros, instrumentos musicais, ferramentas de trabalho, mobiliário e objetos de decoração e uso pessoal.

Maria veio da Itália aos 19 anos e fincou raízes em Porto Alegre, onde estudou no Conservatório Artístico Musical e no Instituto de Belas Artes. Desde então, ganhou projeção como artista plástica. Em 2006 e 2016, foi homenageada com duas grandes exposições no Museu de Arte do Rio Grande do Sul (Margs), ao completar, respectivamente, 50 e 60 anos de profissão.

Para realizar o sonho de dizer "sim"

Casar "no civil" é uma missão quase impossível para alguns casais. Dependendo do local, o processo pode sair por R$ 600 ou mais. Para ajudar quem não tem condições financeiras, Caxias do Sul lançou mais um Casamento Comunitário, que chega à 16ª edição em 2023, com 200 vagas (para 400 noivos).

O projeto é uma parceria entre prefeitura, União das Associações de Bairro (Uab), Tribunal de Justiça e cartórios de Registro Civil. A ideia é garantir - de graça - o ato jurídico, o empréstimo dos trajes, os buquês (foto) e até os sacerdotes. A cerimônia coletiva está marcada para 18 de novembro, na Vila Olímpica da UCS, outra parceira da causa. Se todas as vagas forem preenchidas, a economia dos noivos - e a receita renunciada pelos cartórios - pode chegar a cerca de R$ 120 mil.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário