sexta-feira, 18 de agosto de 2023



18 DE AGOSTO DE 2023
INFORME ESPECIAL - juliana bublitz

O nome certo na hora certa

Ainda não tive a sorte de conhecer Tabajara Ruas (foto) pessoalmente, mas a sensação é de que somos velhos amigos - coisas que só a literatura explica. Quando a gente lê alguém (repare na expressão: "ler alguém") é como se a pessoa passasse, de alguma forma, a fazer parte do nosso círculo de amizades. É o que acontece, frequentemente, com os grandes escritores.

E Tabajara Ruas é um dos grandes.

Enquanto escrevo, tenho aqui, diante de mim, a edição de bolso de Varões Assinalados (Editora L&PM), que catei na prateleira e decidi reler depois da feliz escolha do novo patrono da Feira do Livro de Porto Alegre. Tabajara, além de ser um dos grandes, é, sim, a pessoa certa na hora certa.

A feira, você sabe, foi ameaçada por falta de recursos. Ficou fora da Lei de Incentivo à Cultura pela primeira vez na história, mas, graças a uma grande mobilização - por ora - está a salvo. Digo "por ora", porque do futuro não se sabe. O Conselho Estadual de Cultura, responsável pela decisão catastrófica, não recuou e não anunciou mudanças.

É por isso que o embaixador da feira em 2023 precisava ser alguém com a estatura de um Tabajara Ruas. Aos 81 anos recém-completos, Tabajara é unanimidade e ostenta uma produção inquestionável. É responsável por algumas das mais belas passagens envolvendo temas que forjam a identidade sul-rio-grandense e a mitologia gaúcha. E eu posso provar: Veja:

"A sentinela abriu a porteira, e o grupo avançou num trote parelho através do pátio até o branco vulto da casa. Desmontaram. As esporas afundaram nas poças de água. Um peão afastou os cães que latiam, apanhou as rédeas dos cavalos e conduziu-os em direção ao potreiro. Os quatro homens subiram os quatro degraus da varanda em passos simultâneos. Os ponchos respingavam o chão de madeira."

Quem abre um livro assim, em um capítulo intitulado A Viagem ao País dos Centauros, meu amigo, minha amiga, só pode ser patrono da Feira do Livro de Porto Alegre.

E brigar por ela.

Quinze anos de Trote Solidário

O Trote Solidário, do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), completa 15 anos em 2023, e a meta é bater recordes. Organizada pelo núcleo acadêmico da entidade, a mobilização está em andamento e vai até o próximo dia 6. Amanhã, haverá ações presenciais em Ijuí, Lajeado, Pelotas, Caxias do Sul e Santa Cruz do Sul, com estudantes de Medicina das universidades locais. Quem quiser ajudar de longe, também pode doar pelo site trotesolidario.com.br.

Só no primeiro semestre de 2023, os voluntários captaram 27 toneladas de alimentos, 700 bolsas de sangue e 1,9 tonelada de tampinhas de plástico.

A ideia mudou "a cara" dos famosos trotes, que ganharam empatia e solidariedade.

desde a criação do projeto, em 2008, já foram arrecadadas 387 toneladas de itens alimentícios, 7,8 mil bolsas de sangue e 5,7 toneladas de tampinhas, além de 31,2 mil livros. De lá para cá, 19.784 alunos participaram do trote solidário, que hoje é uma tradição nas Faculdades de Medicina.

Tacadas nos Estados Unidos

Um jovem e promissor golfista gaúcho, lapidado no projeto social Handicap, do Porto Alegre Country Club, acaba de chegar aos Estados Unidos, onde vai estudar e treinar. Aos 18 anos, Wesley Bairros (foto) conquistou uma bolsa-atleta no Otero College Athletics, em Colorado.

Natural de Sant´Ana do Livramento, ele chegou ao Country Club aos 15 anos, em 2020, depois de chamar a atenção pelas boas tacadas. Ganhou apoio e sagrou-se campeão brasileiro juvenil em 2022. Agora, receberá uma bolsa que cobre 50% dos custos nos EUA - os outros 50% serão bancados pelo Country.

- Estou muito feliz. O mais difícil vai ser o inglês, mas já estou me adaptando - diz Bairros, que seguirá filiado à Confederação Brasileira de Golfe.

Solar em festa

O antigo Solar do Conde de Porto Alegre (foto), patrimônio da Capital erguido no século 19 e sede do Instituto de Arquitetos do Brasil no Estado (IAB-RS), terá um dia de festa, amanhã, no Centro Histórico.

A instituição vai apresentar o resultado do restauro de sua fachada, um presente à cidade. Revitalizar e valorizar nossos tesouros é o melhor caminho.

Haverá DJ, candombe, música instrumental e apresentação teatral do Grupo Cerco, entre outras atividades. Tudo de graça, das 16h às 22h. Bora lá?

Cortejo do patrimônio

No próximo domingo, um cortejo diferente vai movimentar o centro de Porto Alegre a partir das 17h. Serão dois quilômetros de caminhada entre o Teatro de Arena, na escadaria da Avenida Borges de Medeiros, e a Casa de Cultura Mario Quintana, passando por museus e instituições.

A atividade terá a mediação de um guia e fará parte da programação do Dia Estadual do Patrimônio Cultural - que ocorre desde 2019 e contará com atividades em mais de 100 municípios gaúchos neste fim de semana.

A intenção, segundo a secretária de Cultura, Bea Araujo (foto), é chamar a atenção da sociedade para a importância de cuidar do que é nosso. Baita ideia.

Mais detalhes no site cultura.rs.gov.br

Ciência em evidência

Vem aí a 43ª Semana Científica do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA), de 11 a 15 de setembro, com atividades online e 100% gratuitas.

O evento evidencia a efervescência da produção científica gaúcha: nada menos do que 879 trabalhos foram aprovados e serão apresentados. Mais detalhes no site hcpa.edu.br.

as declarações de Walter Delgatti neto, o "hacker da Vaza-Jato", à cpi do 8 de janeiro, comprometem e muito jair bolsonaro. mas é bom que se diga: ainda precisam ser comprovadas.

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário