terça-feira, 29 de agosto de 2023


29 DE AGOSTO DE 2023
ACERTO DE CONTAS

Carro mil foi para "cliente verde"

Quem comprou o carro mil foi o jovem médico Henrique Britto Agliardi, de 33 anos. Ele não tem carteira de motorista ainda e, com uma "personalidade sustentável" forte, havia decidido que nunca compraria veículos a combustão. Quando surgiu o Dolphin, o valor de um carro elétrico coube no bolso. Por enquanto, a esposa dirigirá o veículo. Agliardi foi ao evento vestido com uma camisa que ele fez questão de enfatizar que é da Justa Trama, uma cooperativa de confecções que tem como propósito a geração de trabalho e renda em cinco Estados com foco na chamada cadeia do algodão agroecológico.

O representante da BYD no RS é o Grupo Iesa, que está abrindo concessionárias da marca chinesa. Já tem pontos de venda na Capital e em Caxias do Sul, mas outros estão nos planos, diz o diretor da Iesa, Ambrósio Pesce Neto, que lembra que carro elétrico não paga IPVA no RS.

Prédio de 1974

Um prédio de 1974, com 11 andares e vista para o Guaíba, no centro de Porto Alegre, será revitalizado pela Belmondo, construtora controlada por um núcleo da família Zaffari. A edificação tem uma agência do Banco do Brasil, que será mantida. A empresa que fará o projeto está sendo contratada, mas a ideia é manter as salas comerciais funcionando durante a reforma, contou à coluna o presidente da construtora, Bruno Zaffari.

A ideia é iniciar as obras no primeiro semestre de 2024, com previsão de finalizá-las em 18 meses. No térreo, além do banco, será mantido o espaço para mais uma loja, que está desocupado.

Não será um prédio de luxo, como outro empreendimento da construtora na Avenida Carlos Gomes. Segundo Bruno Zaffari, "estará inserido na realidade dos negócios do Centro". Não é descartada a construção de mais pavimentos.

Peso pesado, mas dócil

Com seus 1.410 quilos, Hudson é o touro mais pesado da 46ª Expointer. Ele é da raça limousin, que é bastante dócil. Quando seu criador, o pecuarista Cacaio (como é conhecido Edgar Ferreira Lima, presidente da Associação Nacional dos Criadores de Limousin), fazia carinho, ele se contorcia como um cão de estimação. Olhava como se soubesse que a entrevista era sobre ele. Porém, a cada pequeno movimento das patas, a colunista dava um pulo de susto. É manso, mas vai que se desequilibra!

- As crianças sobem em cima para tirar foto. Só não gosta muito que mexam na cabeça dele quando está descansando ou se alimentando - conta Cacaio.

Hudson é normalmente alimentado duas vezes ao dia, com silagem de milho, casca de soja e ração. Perto das competições, passa a comer três vezes. Em cada uma, são quatro quilos de ração e mais um caneco de casquinha. Mais próximo da data, não vai mais para o campo.

- Com esse peso, não consegue "montar", pois pode prejudicar a vaca. Depois da competição, volta para o campo e para produzir futuros campeões - disse o pecuarista em entrevista à coluna durante o Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha.

Hudson tem quatro anos e é cria de um touro francês chamado Duvalier com uma vaca que também já foi campeã na Expointer, a 3M Xuza. A marca alcançada por ele foi uma surpresa para o criador, que já não consegue mais pesar o bovino na sua balança dado o tamanho atingido. Já chegaram a oferecer R$ 100 mil por Hudson.

- Por esse valor, nem me coço - disse Cacaio, que é da Fazenda Boa Esperança, de Cachoeira do Sul, na Região Central.

GIANE GUERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário