segunda-feira, 18 de setembro de 2023


18 DE SETEMBRO DE 2023
POLÍTICA +

PSDB ensaia voo próprio na Capital

Depois de ter governado Porto Alegre de 2017 a 2020, o PSDB tentará voltar à prefeitura na eleição de 2024. É com esse propósito que o vereador Moisés Barboza, reeleito presidente municipal do PSDB no sábado, comandará o partido nos próximos dois anos.

- Qualquer partido grande quer ter protagonismo na Capital e nós somos um partido grande - disse Moisés à coluna neste domingo, entusiasmado com a reeleição e com a possibilidade de o PSDB quebrar a provável polarização entre o prefeito Sebastião Melo, apoiado pelos partidos simpáticos a Jair Bolsonaro, e o candidato do PT, apoiado pelo governo Lula.

O PSDB integra o governo Melo, mas Moisés diz que isso não é problema. Tanto que o presidente do MDB, Alexandre Borck esteve na convenção tucana.

Quem poderia ser o representante do PSDB nessa disputa? Moisés cita três nomes: a deputada estadual Nadine Anflor, o chefe da Casa Civil, Artur Lemos, e a deputada federal Any Ortiz, do Cidadania, que forma uma federação com o PSDB. Nadine é o nome mais citado entre os tucanos e teria a preferência do governador Eduardo Leite.

Artur Lemos diz que se orgulha em ter o nome citado, mas não esquece o compromisso que tem com Leite no Piratini.

PSOL-RS reelege Luciana Genro

A deputada estadual Luciana Genro foi reeleita ontem para o segundo mandato consecutivo à presidência do PSOL-RS. Dos 131 delegados, 85% aprovaram a política de um PSOL independente defendida por Luciana e também pelo vereador Roberto Robaina e pela deputada federal Fernanda Melchionna.

Independente não significa que o PSOL descarte aliança com o PT na eleição municipal. O conceito se refere ao governo Lula: o partido seguirá apoiando o presidente "contra a extrema-direita", mas se reserva o direito de criticar o que entender errado.

- A ampla maioria está engajada na luta para preservar o programa e a estratégia fundacionais do PSOL, que surgiu para ser uma alternativa anticapitalista - disse Luciana.

A pouco mais de um ano para a eleição municipal, o atraso na definição de candidaturas é generalizado. Com exceção do MDB, que terá Sebastião Melo como candidato à reeleição, com o apoio já declarado de PP e PL, os demais partidos ainda patinam na escolha dos seus candidatos. Esquecem que quem não é visto não lembrado.

ROSANE DE OLIVEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário