sábado, 28 de dezembro de 2024



28 de Dezembro de 2024
FINANÇAS PESSOAIS

5 aplicativos para ajudar a reorganizar as contas

Que tal começar o ano com dívidas, gastos e ganhos revistos e devidamente planejados? ZH compilou uma série de apps que podem ajudar na tarefa. Todos têm funcionalidades como sincronização de contas e cartões, relatórios e lembretes de pagamentos

Fernanda Polo

Desejos de mudança de vida e planejamentos costumam acompanhar a chegada de um novo ano. O momento pode ser uma boa oportunidade para repensar despesas, organizar gastos e quitar dívidas - e a tecnologia pode ser aliada nessa tarefa.

ZH lista, nesta página, cinco aplicativos para assumir o controle das finanças pessoais em 2025. A curadoria é de Wendy Haddad Carraro, educadora financeira e professora de Ciências Contábeis na UFRGS.

Os apps disponibilizam recursos como sincronização automática com contas e cartões, relatórios e lembretes de pagamentos, facilitando a compreensão da situação financeira.

- Um dos pontos-chave para dominar e cuidar das finanças é ter o controle. Sempre recomendamos que as pessoas façam, com planilha, com aplicativo ou até mesmo no papel, mas não adianta só anotar, tem de fazer análises. Os aplicativos nos ajudam a saber onde estamos gastando mais percentualmente em relação aos meses anteriores, o que dá também para fazer em planilha, embora nem todo mundo tenha essa habilidade - ressalta a educadora financeira.

Os programas estão disponíveis para Android e iOS e oferecem recursos básicos gratuitos - ferramentas extras podem exigir cobranças. A professora avalia que, em alguns casos, o investimento vale a pena, pois facilita na hora de realizar um controle mais minucioso - especialmente se a pessoa não consegue fazê- lo de forma mais disciplinada. A recomendação é explorar as opções disponíveis.

- É importante a pessoa incluir isso na sua rotina. O aplicativo não vai fazer sozinho, ele pode fazer importação de extratos e a integração entre os diferentes bancos, mas, se a pessoa não estiver ali, ativa, não vai adiantar nada - destaca Wendy. _ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário