terça-feira, 10 de março de 2015


10 de março de 2015 | N° 18097
TECNOLOGIA APPLE WATCH

SAÚDE E MODA NO PULSO

COM A PROMESSA de que novo dispositivo seja o mais pessoal já lançado, empresa aposta alto no mercado dos relógios inteligentes

Foi com palavras messiânicas que o CEO da Apple, Tim Cook, começou a apresentação da nova aposta da gigante de tecnologia, ontem, nos Estados Unidos:

– O Apple Watch é o dispositivo mais pessoal que nós já criamos. Ele não está só com você, ele está em você.

Se, há poucos anos, os smart- phones encaminharam a aposentadoria de máquinas fotográficas, tocadores de mp3 e relógios de pulso, as apostas da empresa que dita tendências em tecnologia no mundo agora se voltam justamente para esse último item. As aplicações do relógio inteligente incluem medir batimentos cardíacos e o desempenho em exercícios, realizar pagamentos com cartão de crédito, atender ligações, ouvir música e, acredite se quiser, mostrar que horas são.

Há dois focos que ficaram claros durante o discurso de Cook. Um deles é a saúde pessoal: “é como ter um treinador em seu pulso”, chegou a dizer o executivo. Com medidores de distância e batimentos cardíacos, além de relatórios sobre as atividades físicas diárias e semanais, o relógio tem inclusive uma versão chamada Apple Watch Sport.

As outras duas versões são o Apple Watch e o Apple Watch Edition. A primeira vai custar de US$ 549 a US$ 1049, para a tela de 38mm, e de US$ 599 a US$ 1099, para a tela de 42mm. A variação dos preços vem do tipo de pulseira. Já a versão Edition é de luxo: acabada em ouro, mostra o outro foco da Apple no lançamento do wearable: o mundo da moda.

Não à toa, a empresa contratou recentemente a CEO da Burberry, marca especializada em acessórios de luxo, para ser sua chefe de vendas. Com tanta badalação em torno do lançamento, fica a pergunta: vale a pena gastar essa grana por um relógio?

– Eu acho que tem tudo para ser o iPhone dos smartwatches – avalia o professor especialista em tecnologia Eduardo Pellanda, da PUCRS, referindo-se ao sucesso do smartphone, que virou o modelo a ser seguido pelas outras marcas quando se trata de celular.

– A Apple Store vai mudar, vai ter cofre, mostrador especial. Essa é a tendência de todos os wearables. Agora, a Apple entrou de vez no mundo da moda. E o grande produto para essa entrada é o relógio – diz Pellanda.

COMO FUNCIONAM OS APLICATIVOS?

Os aplicativos são gerenciados pelo iPhone – para ter o relógio, é necessário ter o smartphone. No app do Watch baixado no celular, se gerencia os aplicativos do relógio. Sem ele, a funcionalidade fica impossível. A tela principal do dispositivo é um marcador de horas.

Deslizando a tela para o lado ou para baixo, é possível acessar outras funcionalidades e aplicativos. Entre as mais básicas estão calendário, agenda, trending topics do Twitter, notícias de empresas de jornalismo, previsão do tempo e Instagram. Ainda que o lançamento tenha contado com vídeos e depoimentos, a grande atração da noite foi a apresentação de Kevin Lynch, executivo da Apple que subiu ao palco com um exemplar e apresentou as funcionalidades. Ele mostrou que é possível acessar um aplicativo de pagamento e fazer compras em lojas físicas usando apenas o relógio – ao chegar perto da máquina de cartão de crédito, o Watch confirmará o pagamento, de forma instantânea.

Lynch apresentou o funcionamento das mensagens e ligações no celular. Para as mensagens tradicionais, como as de celular, é possível responder por reconhecimento de voz: a resposta vai em forma de áudio ou de texto, transcrito pelo telefone (não há digitação). Mas há outra funcionalidade: se os seus contatos também têm Apple Watch, é possível adicioná-los à agenda. Com isso, o usuário pode enviar desenhos feitos na tela do relógio para o contato ou chamar a sua atenção dando um toque na tela.

Uma informação importante divulgada pela empresa: a duração da bateria é de mais ou menos 18 horas. Ou seja, é preciso recarregar o relógio toda noite.

A empresa também anunciou novidades em outros de seus produtos. As principais se referem ao Macbook: a nova versão do notebook será a mais leve (900g) e mais fina (13,1mm) da história. Além disso, todos os cabos foram resumidos a um: é o USB-C, novo formato que serve para carregar a bateria, transmitir arquivos e conectar com outros dispositivos. A ideia é tornar o computador o mais móvel possível. Diminuindo o tamanho da placa mãe do notebook (e tirando toda e qualquer ventoinha, o deixou mais silencioso), a empresa conseguiu encher as entranhas do Macbook com mais bateria – com isso, ela garante que o computador terá energia para aguentar um dia sem recargas.

GUSTAVO FOSTER

CONCORRÊNCIA ENTRE GIGANTES
TAMANHO, CORES E MATERIAL

Até ontem, a guerra entre os smartwatches era travada principalmente por LG, Motorola e Samsung. Com o lançamento do Apple Watch, a disputa deve chegar ao nível do que são as brigas no ramo dos smartphones e dos tablets. No Brasil, estão disponíveis dois dos principais modelos de relógios inteligentes: o Samsung Gear S, por R$ 1.499, e o Moto 360, por R$ 899. Fora o novo relógio da marca da maçã, ainda está para chegar o LG G Watch R, que custa US$ 299 (em torno de R$ 930). Veja uma comparação entre os aparelhos.

-A maior tela é do Gear S (ao lado), com uma dimensões de 5,8cm por 3,98cm. Depois, aparecem o LG G Watch R (4,6cm x 5,4cm), o Moto 360 (4,5cm x 4,5cm) e o menorzinho, o Apple Watch (3,8cm x 3,8cm ou 4,2cm x 4,2cm). Nos aparelhos da LG e da Motorola, o principal material é aço inoxidável. Todos os smartwatches do mercado possibilitam trocar a pulseira.

SISTEMA OPERACIONAL

-O Android saiu na frente ao desenvolver um sistema operacional especial para smartwatches. Por isso, o G Watch R e o Moto 360 (acima) utilizam o Android Wear. Diferentemente do Gear S, que usa o Tizen, sistema desenvolvido pela Samsung em parceria com outras empresas. Já o Apple Watch, claro, utiliza o sistema iOS, compatível com outros produtos da Apple.

BATERIA


-Os quatro relógios garantem que a bateria dura um dia. Porém, tudo depende do uso. Até agora, a melhor bateria é a do LG G Watch R (ao lado), com 410mAh. O Moto 360 tem 320mAh, enquanto o Gear S tem 300mAh. Não foi divulgada a capacidade do Apple Watch.