10
de março de 2015 | N° 18097
TECNOLOGIA
APPLE WATCH
SAÚDE E MODA NO
PULSO
COM
A PROMESSA de que novo dispositivo seja o mais pessoal já lançado, empresa
aposta alto no mercado dos relógios inteligentes
Foi
com palavras messiânicas que o CEO da Apple, Tim Cook, começou a apresentação
da nova aposta da gigante de tecnologia, ontem, nos Estados Unidos:
– O
Apple Watch é o dispositivo mais pessoal que nós já criamos. Ele não está só
com você, ele está em você.
Se,
há poucos anos, os smart- phones encaminharam a aposentadoria de máquinas
fotográficas, tocadores de mp3 e relógios de pulso, as apostas da empresa que
dita tendências em tecnologia no mundo agora se voltam justamente para esse
último item. As aplicações do relógio inteligente incluem medir batimentos
cardíacos e o desempenho em exercícios, realizar pagamentos com cartão de
crédito, atender ligações, ouvir música e, acredite se quiser, mostrar que
horas são.
Há
dois focos que ficaram claros durante o discurso de Cook. Um deles é a saúde
pessoal: “é como ter um treinador em seu pulso”, chegou a dizer o executivo.
Com medidores de distância e batimentos cardíacos, além de relatórios sobre as
atividades físicas diárias e semanais, o relógio tem inclusive uma versão
chamada Apple Watch Sport.
As
outras duas versões são o Apple Watch e o Apple Watch Edition. A primeira vai
custar de US$ 549 a
US$ 1049, para a tela de 38mm, e de US$ 599
a US$ 1099, para a tela de 42mm. A variação dos preços
vem do tipo de pulseira. Já a versão Edition é de luxo: acabada em ouro, mostra
o outro foco da Apple no lançamento do wearable: o mundo da moda.
Não
à toa, a empresa contratou recentemente a CEO da Burberry, marca especializada
em acessórios de luxo, para ser sua chefe de vendas. Com tanta badalação em
torno do lançamento, fica a pergunta: vale a pena gastar essa grana por um
relógio?
– Eu
acho que tem tudo para ser o iPhone dos smartwatches – avalia o professor
especialista em tecnologia Eduardo Pellanda, da PUCRS, referindo-se ao sucesso
do smartphone, que virou o modelo a ser seguido pelas outras marcas quando se
trata de celular.
– A
Apple Store vai mudar, vai ter cofre, mostrador especial. Essa é a tendência de
todos os wearables. Agora, a Apple entrou de vez no mundo da moda. E o grande
produto para essa entrada é o relógio – diz Pellanda.
COMO
FUNCIONAM OS APLICATIVOS?
Os
aplicativos são gerenciados pelo iPhone – para ter o relógio, é necessário ter
o smartphone. No app do Watch baixado no celular, se gerencia os aplicativos do
relógio. Sem ele, a funcionalidade fica impossível. A tela principal do
dispositivo é um marcador de horas.
Deslizando
a tela para o lado ou para baixo, é possível acessar outras funcionalidades e
aplicativos. Entre as mais básicas estão calendário, agenda, trending topics do
Twitter, notícias de empresas de jornalismo, previsão do tempo e Instagram.
Ainda que o lançamento tenha contado com vídeos e depoimentos, a grande atração
da noite foi a apresentação de Kevin Lynch, executivo da Apple que subiu ao
palco com um exemplar e apresentou as funcionalidades. Ele mostrou que é
possível acessar um aplicativo de pagamento e fazer compras em lojas físicas
usando apenas o relógio – ao chegar perto da máquina de cartão de crédito, o
Watch confirmará o pagamento, de forma instantânea.
Lynch
apresentou o funcionamento das mensagens e ligações no celular. Para as
mensagens tradicionais, como as de celular, é possível responder por
reconhecimento de voz: a resposta vai em forma de áudio ou de texto, transcrito
pelo telefone (não há digitação). Mas há outra funcionalidade: se os seus
contatos também têm Apple Watch, é possível adicioná-los à agenda. Com isso, o
usuário pode enviar desenhos feitos na tela do relógio para o contato ou chamar
a sua atenção dando um toque na tela.
Uma
informação importante divulgada pela empresa: a duração da bateria é de mais ou
menos 18 horas. Ou seja, é preciso recarregar o relógio toda noite.
A
empresa também anunciou novidades em outros de seus produtos. As principais se
referem ao Macbook: a nova versão do notebook será a mais leve (900g) e mais
fina (13,1mm) da história. Além disso, todos os cabos foram resumidos a um: é o
USB-C, novo formato que serve para carregar a bateria, transmitir arquivos e
conectar com outros dispositivos. A ideia é tornar o computador o mais móvel
possível. Diminuindo o tamanho da placa mãe do notebook (e tirando toda e
qualquer ventoinha, o deixou mais silencioso), a empresa conseguiu encher as
entranhas do Macbook com mais bateria – com isso, ela garante que o computador
terá energia para aguentar um dia sem recargas.
GUSTAVO
FOSTER
CONCORRÊNCIA
ENTRE GIGANTES
TAMANHO,
CORES E MATERIAL
Até
ontem, a guerra entre os smartwatches era travada principalmente por LG,
Motorola e Samsung. Com o lançamento do Apple Watch, a disputa deve chegar ao
nível do que são as brigas no ramo dos smartphones e dos tablets. No Brasil,
estão disponíveis dois dos principais modelos de relógios inteligentes: o
Samsung Gear S, por R$ 1.499, e o Moto 360, por R$ 899. Fora o novo relógio da
marca da maçã, ainda está para chegar o LG G Watch R, que custa US$ 299 (em
torno de R$ 930). Veja uma comparação entre os aparelhos.
-A
maior tela é do Gear S (ao lado), com uma dimensões de 5,8cm por 3,98cm.
Depois, aparecem o LG G Watch R (4,6cm x 5,4cm), o Moto 360 (4,5cm x 4,5cm) e o
menorzinho, o Apple Watch (3,8cm x 3,8cm ou 4,2cm x 4,2cm). Nos aparelhos da LG
e da Motorola, o principal material é aço inoxidável. Todos os smartwatches do
mercado possibilitam trocar a pulseira.
SISTEMA
OPERACIONAL
-O
Android saiu na frente ao desenvolver um sistema operacional especial para
smartwatches. Por isso, o G Watch R e o Moto 360 (acima) utilizam o Android
Wear. Diferentemente do Gear S, que usa o Tizen, sistema desenvolvido pela
Samsung em parceria com outras empresas. Já o Apple Watch, claro, utiliza o
sistema iOS, compatível com outros produtos da Apple.
BATERIA
-Os
quatro relógios garantem que a bateria dura um dia. Porém, tudo depende do uso.
Até agora, a melhor bateria é a do LG G Watch R (ao lado), com 410mAh. O Moto
360 tem 320mAh, enquanto o Gear S tem 300mAh. Não foi divulgada a capacidade do
Apple Watch.