quarta-feira, 29 de março de 2023


29 DE MARÇO DE 2023
EMPREENDEDORISMO SOCIAL

Pacto Alegre rende conexões e prêmios

O Pacto Alegre, movimento colaborativo que une empreendedores, pesquisadores e governantes comprometidos com a inovação em Porto Alegre, planeja um ciclo de oficinas, palestras e eventos atrelados ao South Summit para mostrar ao mundo o que tem sido feito na Capital. A partir de abril, um dos principais projetos do Pacto irá levar internet, computadores, iluminação pública e cursos qualificadores em áreas de tecnologia da informação para o Morro da Cruz, mais especificamente no Hub Formô, zona leste da Capital.

A Agência Formô fica no Morro da Cruz, bairro com 35 mil habitantes, de renda média de até 2,2 salários mínimos. Ela atende cerca de 70 micro e pequenos empresários desenvolvendo pesquisas de perfil de consumo, planejamento e branding, mirando uma maior presença digital de quem produz de dentro do Morro da Cruz. Frequentador das reuniões do Pacto Alegre desde 2019, o empreendedor social Michel Couto, ex-vigilante, conseguiu transformar sua agência de comunicação em um hub de inovação.

A partir de abril, Michel e seus vizinhos de comunidade receberão os investimentos que vão conectar empreendedores, líderes comunitários e comércio local para que a proximidade entre eles gere ideias, reivindicações públicas e atraia investimentos para a região. Este modelo de "hub" (termo em inglês que pode ser traduzido em uma reunião de iniciativas) já é adotado no Quarto Distrito através do Instituto Caldeira - também fruto do trabalho de agentes inovadores conectados pelo Pacto Alegre.

- Temos um ambiente voltado para o desenvolvimento econômico da região, é algo que eu sempre vislumbrei para o meu trabalho. Esperamos que aconteça o mesmo que aconteceu no Quarto Distrito e na Orla do Guaíba, (de modo a) mostrar o potencial da região para atrair empresas que invistam aqui, qualificar e manter os trabalhadores aqui - afirma Michel, otimista com a parceria.

Desenvolvimento

Essas e outras ações do Pacto Alegre visam difundir ferramentas e condições para que toda a população seja capacitada para competir e produzir em um mercado profissional de novos parâmetros econômicos e sociais, explica o professor do Tecnopuc e especialista em inovação Jorge Audy.

- O conjunto de fatores do desenvolvimento econômico e social mudou muito nas últimas décadas. Hoje as cidades e países mais desenvolvidos, que melhor entenderam essas dinâmicas do desenvolvimento ambiental, social e econômico, são aquelas que investiram pesadamente na educação e na inovação e no empreendedorismo, criatividade. São fatores de desenvolvimento que queremos estabelecer em Porto Alegre - detalha.

- Não é um projeto rápido, estamos falando de criar ambientes de educação que rompam as bolhas, que considerem todo o 1,5 milhão de pessoas para este novo patamar de empreendedorismo. Queremos trazer desenvolvimento social, ambiental e econômico a todos os cantos da nossa Capital - diz.

 ROGER SILVA

Nenhum comentário:

Postar um comentário