sexta-feira, 31 de março de 2023

Atenção no Seguro, por Gerson Anzzulin: O seguro que garante a manutenção dos estudos

Ana Flavia Ribeiro Ferraz é presidente da Comissão de Riscos Temporários da FenaPrevi

Ana Flavia Ribeiro Ferraz é presidente da Comissão de Riscos Temporários da FenaPrevi


FENAPREVI/DIVULGAÇÃO/JC
O Seguro Educacional é uma forma de garantir que os estudos não sejam pausados, caso qualquer acontecimento prejudique o pagamento das mensalidades. O produto funciona como uma garantia para alunos de instituições particulares, do maternal ao ensino superior.
Conforme a presidente da Comissão de Riscos Temporários da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida, Ana Flavia Ribeiro Ferraz, o seguro educacional está atrelado ao custeio de despesas escolares, cobrindo o pagamento de um número de mensalidades escolares definida no contrato, em caso de ocorrência do evento coberto.
Ana Flavia disse que o seguro educacional permite a continuidade do custeio das mensalidades caso ocorra um imprevisto, como desemprego ou morte do responsável financeiro e a família não tenha a possibilidade de bancar o custeio da educação. “O objetivo é dar continuidade, uma espécie de ferramenta que a família pode contar para garantir o estudo dos filhos”, destacou.
A dirigente da FenaPrevi lembrou que o seguro educacional dispõe também de outras coberturas, além da perda de renda em virtude de doença, acidente ou desemprego. “O seguro educacional recompõe o valor (parcial ou total) durante o período contratado. Pode ser o ciclo completo (semestral ou anual) para educação dos níveis básico, fundamental, médio e superior”, afirmou.
Levantamento da FenaPrevi indica que maior parte das contratações ocorre para o semestre. Geralmente o seguro educacional é oferecido pelas instituições de ensino. Na avaliação de Ana Flavia Ribeiro Ferraz, o seguro educacional tem espaço para crescer, pois está inserido entre os 10 maiores seguros do país.
Ressaltou ainda que é preciso destacar que o segmento de ensino particular foi afetado com a pandemia. Pesquisa realizada pelas instituições apontou que 27% das matrículas não foram renovadas entre os anos de 2021 e 2022. Por outro lado, o segmento seguro educacional teve um crescimento de 6,7% entre janeiro de 2022 e janeiro de 2023.
Outro ponto realçado pela presidente da presidente da Comissão de Riscos Temporários da FenaPrevi é o aspecto social do seguro educacional. “O produto garante o custeio das mensalidades num momento de dificuldades da família. Ressalte-se também que uma mudança de escola pode afetar psicologicamente o aluno e a própria família”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário