domingo, 26 de março de 2023



25 DE MARÇO DE 2023
CHAMOU ATENÇÃO

Robô Doris vai buscar o ouro

A equipe de robótica da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), batizada de FBot, conquistou a classificação para o campeonato mundial, que ocorrerá na França, em julho. Na edição de 2022, realizada na Tailândia, o grupo ficou com o bronze na categoria Home, que reúne robôs domésticos. Agora, o trabalho está voltado para aprimorar o robô Doris e arrecadar recursos para participar da competição.

- Esteticamente, o robô permanece bem similar. Então, trabalhamos mais na parte da programação, no que mais ele pode fazer, em buscar melhores resultados - explica Jardel Dyonisio, acadêmico de Engenharia de Automação e um dos líderes da equipe.

Por ter conseguido o terceiro lugar logo na estreia em mundiais, no ano passado, a expectativa da equipe pelo resultado em 2023 é alta.

- A gente vem de um título em competição latino-americana, em São Paulo. Então chegamos nesse momento muito ansiosos querendo conquistar o título mundial - projeta Emilly Lamotte, integrante da equipe e acadêmica de Engenharia de Automação.

Alunos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e do Instituto Federal do RS (IFRS) também integram a equipe, que conta com oito estudantes no total.

O desafio agora é arrecadar recursos para a viagem. O gasto estimado é de R$ 130 mil. A competição está marcada para os dias 6 a 11 de julho. Uma vaquinha virtual foi criada para receber doações - a meta é R$ 75 mil. A Fbot também vende produtos personalizados da equipe, como canecas e outros itens. Mais informações pelo Instagram, nos perfis @furgbot e @furgbotstore.

 FELIPE BACKES

Nenhum comentário:

Postar um comentário