Sempre achei boba aquela série de cartoons "Amar é...". Quem é do século passado, lembra. Dois bonequinhos ilustravam frases melosas: "Amar é... entregar seu coração". "Amar é... não desperdiçar nenhum momento". "Amar é... olhar nos olhos do seu amado". Simplismo irritante banhado em água com açúcar. Como fã do amor, que sempre fui, não me conformava com redatores tão preguiçosos. Se eu faria melhor? Qualquer um faria. Tente em casa, vou tentar aqui mesmo.
Amar é... entregar seu coração para valer, não só como força de expressão. Desviar o olhar do próprio umbigo e se envolver enquanto é tempo: o mundo está de patas para o ar e a violência virou mercadoria. Se você assiste às notícias da guerra sem ficar abalado, é porque já está na prateleira, pronto para ser comprado e usado por quem arregimenta insensíveis a fim de promover o caos. Amar é se informar, não provocar discórdias inúteis. Amar é não incitar preconceitos.
Amar é... não desperdiçar nenhum momento, concordo. Não perder a oportunidade de compartilhar seu conhecimento, em vez de passar horas divulgando informações falsas e desonestas. Amar é não difundir ignorância, que isso já temos em abundância. Amar é controlar a vaidade e evitar ostentações afrontosas.
Está todo mundo olhando, nossa exposição é total nas redes, então use seu espaço com parcimônia: venda seu peixe, pois você também tem que comer, mas não propague desumanidade, não tente cercear a liberdade alheia apelando para a religião como se ela fosse uma tábua de salvação para os demais, respeite as pessoas como elas são. Amar é não agredir quem está apenas vivendo a própria vida, amar é não se ofender com a maneira como cada homem e mulher escolhe ser feliz. Você talvez saiba algo sobre si mesmo, mas sabe nada sobre os sonhos, as alegrias e o desespero dos outros.
Amar é... olhar nos olhos do seu amado, e nos olhos dos seus filhos, e nos olhos de quem te pede um prato de comida, e nos olhos de quem não teve a mesma oportunidade que você. Amar é não ter medo de ter o espírito aberto, não ter medo de quem é diferente, não ter medo de evoluir. Covardes são manipulados, jamais amados.
Olhe bem nos olhos dos psicopatas que se fazem de bonzinhos, olhe nos olhos de quem faz promessas que não cumpre, olhe nos olhos daqueles que precisam do seu consentimento para tornar o mundo pior, e diga a eles que não, que você não é como eles, não virará um joguete nas mãos dos cruéis, porque amar é para quem tem esperança, apesar de ela estar por um fio. Amar é para quem ainda tem um resto de pureza na alma. Amar é para quem enxerga em perspectiva e sabe que o amor não se encerra numa historinha romântica a dois, e sim num desfecho grandioso que seja apaixonante para todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário