sexta-feira, 27 de outubro de 2023


27 DE OUTUBRO DE 2023
ARTIGOS

FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO: PORTABILIZAR OU NÃO?

Há três anos, o coronavírus impôs mudanças que até hoje impactam nossas vidas. Além da questão sanitária, o momento foi de reorganização financeira e busca por melhores condições econômicas nas contas. No mercado imobiliário, não foi diferente.

O período proporcionou queda histórica na Selic e resultou em créditos imobiliários com excelentes patamares - entre 2020 e 2021 operamos na ordem de 6,9%, o que atraiu algumas pessoas a optarem pela portabilidade de financiamento imobiliário. Já no pós-pandemia, a Selic chegou aos 13,75% e, desde então, o Copom já a reduziu para 12,75% - uma boa notícia para o mercado imobiliário.

De forma geral, o resultado foi um aumento nos juros imobiliários. Quem financiou imóvel entre 2020 e 2022 não tem motivos para pensar em portabilidade - com exceção dos financiamentos realizados na modalidade pós-fixada (juros vinculados à poupança e ao IPCA), uma vez que essas taxas acompanharam a variação dos índices citados e, por isso, em alguns casos, a mudança pode ser uma boa opção.

Mas o que é portabilidade de crédito imobiliário? Resumindo, é a transferência de uma dívida de financiamento para outro banco. Quando é assegurado ser a melhor opção, a vantagem é a redução dos custos das parcelas e a economia financeira. Já a desvantagem é uma série de burocracias entre os bancos, necessitando tempo e atenção, além de custos adicionais nos trâmites de registros imobiliários.

É sempre importante realizar um estudo de cada cenário. O suporte de um consultor imobiliário pode auxiliar nas comparações dos novos financiamentos, além das simulações, que devem ser realizadas em mais de uma instituição, pois as taxas variam de acordo com o perfil do comprador. O profissional trará a ajuda necessária para o processo, como na análise das parcelas atuais e as do novo banco, levando em conta o custo efetivo, seguros habitacionais, prazo e demais taxas.

O atual momento econômico e financeiro requer atenção e cuidados redobrados. As altas taxas de juros exigem uma pesquisa mais ampla pelas melhores condições que o mercado pode oferecer, pois a busca por um novo credor deve ser realizada com toda a tranquilidade. Assim, o sonho do imóvel tão desejado não se tornará um pesadelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário