terça-feira, 10 de dezembro de 2024



10 de Dezembro de 2024
POLÍTICA E PODER

Por que Lula está insatisfeito com a comunicação do governo

A insatisfação de Lula com a comunicação não é de hoje. A novidade foi ele ter feito manifestação tão contundente em um evento aberto e transmitido pelo YouTube do PT. Lula não é o primeiro nem será o último governante a responsabilizar a comunicação pela avaliação negativa do governo, mesmo que os fatores sejam outros. A comunicação do governo não tem o domínio dos fatos, nem poder para controlar as narrativas.

Em um ponto o presidente tem razão: ele está se comunicando menos do que nos mandatos anteriores, não se sabe se por estratégia (para evitar que uma declaração fora do tom incendeie o mercado e faça o dólar disparar ainda mais) ou se por incompetência.

Lula sempre gostou de falar, principalmente se for ao vivo e para emissoras de rádio, com mais tempo para completar um raciocínio. Ele sempre teve restrições à mídia impressa, porque não gosta que suas respostas sejam cortadas em nome da concisão.

Pimenta pode ir para a Secretaria-Geral

O que Lula quer é resultado. Que as coisas boas não sejam ofuscadas pelas más notícias. Que a queda do desemprego não suma diante da alta do dólar, que o crescimento do PIB não seja engolido pela rejeição ao pacote de corte de gastos, que os investimentos em infraestrutura não sejam anulados pelo aumento do juro ou da inflação. 

Betina se despede do Exército para se dedicar ao papel de vice-prefeita

Betina confessou que não é fã da meia-calça e do salto alto, que compõem a farda usada nas solenidades:

- Essa não é nem de longe a minha farda preferida. A minha preferida é a de serviço. Foi de camuflado e coturno que arregacei as mangas junto da tropa e fui à luta. Com o camuflado somos iguais, com o camuflado estamos prontos para ombrear todas as armas, quadros e serviços. E é com o camuflado que desde o soldado até o general mais antigo nos sentimos pertencentes, irmãos na Força e cientes da nossa missão.

Na prefeitura, Betina planeja usar a experiência que o Exército lhe deu para ser fiscal do bom uso do dinheiro público. Ela não pretende ocupar secretaria, mas, como vice-prefeita, estará atenta a tudo e será o olho do prefeito Sebastião Melo em diferentes áreas da administração pública. Formada em veterinária, Betina já trabalhou no setor de compras do Exército. 

Rosane de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário