segunda-feira, 6 de março de 2023


06 DE MARÇO DE 2023
INFORME ESPECIAL

Uma escola pública de música com o DNA de um gênio O coração de vidro do Cristo Protetor

A música, assim como a arte em geral, tem o poder de transformar vidas. Mais do que isso: tem o dom de formar cidadãos. Passo Fundo, no norte do Estado, está prestes a inaugurar um projeto desse tipo, com o selo de um gênio: a Escola Pública de Música Yamandu Costa.

A ideia partiu do prefeito Pedro Almeida, que atuou por anos como cantor e compositor e já foi secretário de Cultura. Ele decidiu procurar o instrumentista passo-fundense (na foto abaixo), vencedor do Grammy Latino em 2021, para idealizar o projeto e pedir sua chancela. Deu certo.

No dia 16 de março, as portas da instituição (no detalhe) serão oficialmente abertas à comunidade com a presença de Yamandu, que virá de Portugal, onde vive.

- A intenção é dar às crianças a oportunidade de conhecer um universo novo - diz o prefeito, entusiasmado.

Vai funcionar assim: os estudantes terão acesso a quatro modalidades de ensino, sob a batuta do maestro Rodrigo Ávila, com instrumentos de cordas, cordas friccionadas (como o violino), percussão e sopro. Quatro colégios municipais concentrarão aulas, conectados à Escola Pública de Música, erguida no Parque da Gare com recursos do município. A instituição-sede fará um trabalho específico e aprofundado com os aprendizes que se destacarem.

Desde o início, o secretário de Educação, Adriano Teixeira, contou com o apoio pessoal de Yamandu, cujo pai, Algacir Costa, formou gerações de músicos em Passo Fundo. Não tem como dar errado.

Um dos mais belos monumentos religiosos do Rio Grande do Sul acaba de ganhar um "coração de vidro". O mirante do Cristo Protetor de Encantado, no Vale do Taquari, foi finalmente envidraçado.

Na última semana, com a ajuda de um guindaste, técnicos da empresa Lajeadense Vidros içaram duas lâminas de 270 quilos até a altura do peito da estátua (semelhante a de um prédio de 11 andares), onde fica a abertura que permitirá a contemplação do vale. O trabalho também utilizou seis ventosas de superfixação, capazes de segurar o peso do material, desenvolvido especialmente para o local (em vidro laminado temperado, com película protetora).

A escultura ganhou ainda uma outra novidade: o elevador que conduzirá os visitantes do pedestal até o mirante foi instalado e já está em fase de testes.

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário