quinta-feira, 15 de junho de 2023


15 DE JUNHO DE 2023
POLÍTICA +

CPI do 8 de Janeiro vira tiro no pé para o bolsonarismo

O fato de viverem em uma bolha, se informando apenas pelas redes sociais, levou os líderes bolsonaristas a cometerem um erro primário ao insistir na CPI dos atos de 8 de janeiro.

A fantasia de que uma CPI livraria os baderneiros da responsabilidade pela depredação das sedes do Executivo, Legislativo e Judiciário fez com que insistissem na investigação, imaginando que a culpa recairia sobre o governo Lula.

Nesse mundo imaginário, os vândalos que destruíram o patrimônio público eram infiltrados de esquerda e o governo seria considerado culpado porque não impediu o avanço da marcha rumo à Praça dos Três Poderes.

Como o governo resistiu à CPI com o argumento de que atrapalharia a votação de projetos importantes, os bolsonaristas sentiram-se estimulados a dobrar a aposta. Imaginavam que, se o Planalto não queria, era porque tinha alguma coisa a esconder. Mas, quando viu que a CPI sairia de qualquer forma, o governo fez o que todos fazem nestes casos: tratou de assumir o controle da presidência e da relatoria.

 Resultado: já na primeira sessão em que foram aprovadas convocações e quebras de sigilo, ficou claro que os bolsonaristas - logo eles, tão acostumados a lidar com armas - deram um tiro no pé. Aliados e ex-ministros de Bolsonaro estarão entre os primeiros a depor. Entre eles, o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-ajudante de ordens Mauro Cid, considerados "homens-bomba", e os generais Augusto Heleno e Braga Netto.

Bolsonaro viu aprovado compartilhamento dos dados extraídos de seus telefones em outras investigações. É improvável que dali se tire alguma informação relevante, já que ele trocava o número e o aparelho regularmente.

Servidores repudiam projeto do IPE

Servidores estaduais lotaram o Teatro Dante Barone, ontem, na audiência pública que discutiu o projeto de reestruturação do IPE Saúde, que tem votação prevista para a próxima semana. A audiência foi organizada por quatro comissões permanentes da Assembleia e reuniu líderes de diferentes categorias, deputados da base do governo e da oposição e representantes do Palácio Piratini.

Segurando cartazes com a frase "O PLC 259 irá gerar colapso no SUS!" e "Em defesa do IPE Saúde revisão geral já", os sindicalistas fizeram eco aos discursos da oposição, que considera o reajuste salarial a saída para aumentar a receita do IPE Saúde.

O Piratini tem dito que a revisão geral de salários proposta pelo PT não cabe no orçamento e que não é possível resolver o problema do IPE Saúde criando outro, que seria o estouro das contas públicas.

Na audiência (foto), a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública apresentou o resultado de uma pesquisa feita pela internet, para saber se há a intenção dos servidores de sair do plano se o projeto que aumenta a contribuição e institui a cobrança de dependentes seja aprovado.

Como somente 454 pessoas responderam à pesquisa, o resultado que aponta intenção de 71% de deixar o IPE Saúde fica comprometido.

aliás

A devassa nos dados da quebra de sigilo telefônico do ex-ministro Anderson Torres e do tenente-coronel Mauro Cid é que devem preocupar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Até da minuta golpista encontrada na casa de Torres o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro tinha cópia salva no celular.

Melo tira poder de secretária

Apesar da confiança irrestrita na secretária municipal de Educação, Sônia da Rosa, o prefeito Sebastião Melo esvaziou seus poderes. Conforme decreto do prefeito, ela não poderá mais decidir sobre adesão a atas de preços de outras cidades para comprar material para as escolas.

Desde o início da crise, o prefeito diz que a secretária é uma excelente pedagoga e que não tem a mesma experiência na área de gestão e logística.

Vá entender

Se a prefeitura tinha à disposição um depósito adequado no Jardim Botânico, pelo qual paga R$ 50 mil mensais de aluguel, por que os equipamentos para as escolas estavam estocados em um galpão degradado como o da Rua Olavo Bilac?

Bolsonaro vem aí

A direção do Partido Lilberal (PL) confirma a presença do ex-presidente Jair Bolsoanro em Porto Alegre no dia 23 de junho. Bolsonaro vai participar de um encontro do partido no Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa, às 10h.

Às 13h, haverá almoço na churrascaria Cultura Gaúcha, antiga Galpão Crioulo.

A programação da visita inclui filiações de prefeitos e futuros candidatos, projeção do crescimento do PL nas eleições de 2024 e 2026 e manifestação dos principais líderes do partido.

Cordeirinho de estimação

Apaixonado por animais, o delegado Heliomar Franco, pré-candidato a prefeito de São Leopoldo pelo União Brasil, resolveu adotar um "pet" inusitado. Heliomar já tinha Malbec, seu golden de estimação. Há algumas semanas, adotou também Tobias, cordeirinho que havia sido rejeitado pela mãe e poderia ser sacrificado.

Inicialmente, a ideia era encontrar um sítio ou fazenda para abrigar Tobias. Mas os dois se apegaram. O curioso é que agora o cordeiro não desgruda do dono: pede colo ao delegado e passa o dia com Malbec Heliomar concorreu a deputado federal em 2022 e fez 12,8 mil votos, ficando na quinta suplência do União Brasil.

Mirante

Está nos planos do governo de Eduardo Leite a concessão da Rota do Sol. A ideia é transferir para o setor privado a manutenção da rodovia, cobrando pedágio mais barato do que os outros, já que não prevê duplicações, apenas terceiras faixas.

Políticos e empresários do setor moveleiro de Bento Gonçalves, liderados pelo deputado Guilherme Pasin (PP), estiveram ontem com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin. Foram convidá-lo para a Fimma e Movelsul, feiras de negócios que serão realizadas de 28 a 31 de agosto. Alckmin manifestou a intenção de vir.

POLÍTICA +

Nenhum comentário:

Postar um comentário