27 DE JUNHO DE 2023
APÓS PROIBIÇÃO DE BEBIDA ALCOÓLICA
Sem ocorrências na madrugada na Orla
O primeiro fim de semana após a publicação do decreto da prefeitura de Porto Alegre que proíbe a venda e o consumo de bebidas alcoólicas da 0h às 8h nos trechos 1, 2 e 3 da orla do Guaíba e também no Parque Marinha do Brasil foi sem registros de ocorrências ou detenções. A informação foi divulgada ontem pela Guarda Municipal.
- Optamos por uma postura mais orientativa, de conciliação e de diálogo, para que as pessoas tenham ciência do novo regramento nesse espaço público - explica o comandante da Guarda Municipal, Marcelo Nascimento.
O decreto também veda na região, das 22h às 8h, distúrbios sonoros ocasionados por qualquer tipo de equipamento de som. A proibição ocorreu duas semanas após dois homens serem mortos a tiros no trecho 3 da Orla.
- Durante o fim de semana, não tivemos intercorrência ou necessidade do uso de força para o cumprimento do decreto - acrescenta Nascimento.
Conforme a Guarda Municipal, as câmeras de videomonitoramento do Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic) não flagraram nada de errado nos espaços englobados pelo decreto. Na avaliação do comandante, a questão climática também influenciou para o resultado positivo.
- Não tivemos um grande movimento dada a questão do clima, mas todos que estavam lá acataram as orientações e cumpriram o decreto - afirma.
De acordo com a Guarda Municipal, que não divulgou o número de abordagens realizadas, foram poucos casos de pessoas indo com bebidas para os trechos 1 e 3 da Orla. Após serem orientadas sobre o decreto, as pessoas se dirigiram para outro local. Quatro a cinco guarnições participaram do patrulhamento na região durante a madrugada no fim de semana.
No domingo, reportagem de GZH mostrou que os frequentadores perceberam incremento das forças de segurança na Orla. Guarda Municipal e Brigada Militar atuaram integradas no patrulhamento da região.
Além das rondas feitas de carro, motos e a pé, o ônibus da BM também estava estacionado em frente às pistas de skate, local de intensa circulação e presença de público. Procurada pela reportagem, a corporação informou que "todas as fiscalizações que abrangem o decreto foram realizadas pela prefeitura."
A secretária municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Débora Garcia, esteve no local e coletou impressões dos skatistas.
- Todos estavam elogiando o decreto, dizendo que chegavam para andar de skate e havia garrafas na arquibancada e na pista - comenta a titular da pasta, citando que esteve na Orla no sábado, quando conversou com os frequentadores e famílias que estavam ali.
Inquérito concluído
A Polícia Civil divulgou ontem que remeteu para a Justiça o inquérito sobre o ataque a tiros na orla do Guaíba, em Porto Alegre, que aconteceu na madrugada de 10 de junho, na pista de skate, deixando dois mortos e seis feridos.
Dois homens - Gabriel Oliveira de Souza, 20 anos, e Kauan Silva de Quadros, 18 - foram indiciados por dois homicídios dolosos (com intenção de matar) e por seis tentativas de homicídio, com dolo eventual. Ambos estão presos. O trabalho foi concluído na sexta-feira, mas a investigação continua, porque há um terceiro envolvido, que aparece em imagens de câmeras de segurança, que ainda não foi identificado.
Um adolescente, que está solto, também deve ser responsabilizado por envolvimento no fato, mas nesse caso, conforme explica o titular da 6ª Delegacia de Homicídios da Capital, delegado Thiago Carrijo, por se tratar de uma pessoa com menos de 18 anos, será encaminhado à Divisão Especial da Criança e do Adolescente (Deca).
ANDRÉ MALINOSKI
Nenhum comentário:
Postar um comentário