sexta-feira, 30 de junho de 2023


30 DE JUNHO DE 2023
INFORME ESPECIAL

Para "voar" sobre o cânion Uma história de superação

Ele trabalhou na roça, em fábrica de calçados, vendeu picolés, foi guardador de carros, guia turístico, funcionário de hotel e pedreiro. Valdir Cardoso (foto), 58 anos, é um desses casos de empresários que construíram impérios do zero, com uma boa dose de teimosia. Natural de Caxias do Sul, ele é o nome por trás do Parque Terra Mágica Florybal, em Canela, elencado nesta semana entre os melhores do mundo pela plataforma TripAdvisor .

- A gente até se surpreende, né? - brinca o executivo.

Cardoso estudou até o 4º ano do Ensino Fundamental na zona rural de Caxias, onde ajudava o pai na lavoura. Mudou-se para a cidade ainda guri, em busca de oportunidades. Até os 17 anos, fez de tudo. Aprendeu muito ao trabalhar em hotel (foi camareiro, faxineiro, recepcionista) e mais ainda quando migrou para a construção civil.

- Sei tudo sobre obras. Posso construir uma casa inteira - diz.

Aos 26 anos, já casado com Janete Mayer - que segue sua parceira nos negócios, embora hoje os dois estejam separados -, Cardoso ouviu um conhecido falar sobre a fabricação de chocolates caseiros e decidiu começar uma produção própria nos horários de folga. Ajeitou o porão da casa, comprou duas panelas e uma geladeira velha (que consertou) e construiu a pia e a bancada. Separou uma pá de pedreiro, limpou e passou a usá-la para dar forma ao doce.

Assim, em 1991, com um investimento que ele calcula ter sido de R$ 7 mil, nasceu a Florybal, hoje uma rede com 18 lojas próprias e mais de 30 autorizadas. Em 2002, a loja principal e a fábrica ganharam fachadas temáticas e, em 2008, Cardoso comprou a área em Canela que, logo depois, daria origem ao parque, inspirado na imaginação infantil.

- Eu queria um lugar onde as pessoas pudessem se encantar. Desde então, a gente não parou. Estamos sempre inventando novidades - conta o empresário. O segredo do sucesso, resume Cardoso, é um misto de coragem, trabalho duro e persistência. Desistir, jamais.

Na próxima sexta-feira, o cânion Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul, vai ganhar um novo equipamento de aventura: uma tirolesa situada a 1.099 metros de altitude, que permitirá uma vista única de uma das fendas da região, em meio à natureza exuberante.

Segundo a Urbia, responsável pela administração dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, será a tirolesa "mais alta das Américas" (nas fotos).

Com seis cabos de aço, de 720 metros cada, a atração, já em testes, poderá alcançar velocidade média de 30km/h e ser utilizada por até três pessoas de uma só vez. A experiência completa - que envolve uma série de itens de segurança e só ocorre com condições climáticas favoráveis - terá entre 5 e 10 minutos e estará disponível para pessoas com peso entre 40 e 110 quilos.

Quem preferir uma aventura, digamos, menos ousada, pode optar pelo Balanço Infinito, retratado aqui na coluna em janeiro. Mais detalhes em urbiaparques.com.br.

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário