sexta-feira, 2 de junho de 2023


02 DE JUNHO DE 2023
ACERTO DE CONTAS

Alto e baixo do PIB

Bem acima das expectativas gerais do mercado, o crescimento de 1,9% do PIB brasileiro no primeiro trimestre trouxe um desempenho espetacular da agropecuária. O setor avançou cerca de 20% na comparação com o último trimestre de 2022 e com o mesmo período do ano passado. A safra recorde de soja foi o grande impulsionador. Ao contrário da segunda estiagem consecutiva no Rio Grande do Sul, outros Estados produtores tiveram produção extraordinária. Milho e fumo também foram muito bem, mas arroz caiu. O bom é que, apesar da seca aqui, a indústria de máquinas e outros segmentos do agronegócio vão bem porque fornecem para fora do Estado.

Agora, a preocupação está na formação bruta de capital fixo (FBCF), que apontou tombo forte de 3,4% no investimento privado. A despeito do crescimento na construção, a produção de bens de capital recuou. Eles são, por exemplo, maquinário que uma indústria compra se quer produzir mais. Ou seja, o indicador retrata a incerteza dos empresários para os meses seguintes, serve de termômetro.

Serviços subiram um pouco, a indústria caiu outro pouco. O consumo das famílias também não foi lá essas coisas. O agro deve continuar ajudando o PIB, mas as outras variáveis precisam reagir.

De fábrica nova

Com parte da ampliação finalizada, a Usaflex já inaugura a nova estrutura da fábrica em Igrejinha. Incluindo o aumento da capacidade de produção, o projeto está recebendo R$ 36 milhões, como a coluna antecipou. A primeira fase gerou 200 empregos e teve aporte de R$ 9 milhões para compra de equipamentos a quatro fábricas. Já a segunda abrirá mais 300 empregos na unidade de Igrejinha, onde foi erguido um pavilhão e será construído um novo prédio. A produção passará de 25 mil para 33 mil pares de calçados diários.

- Vai balizar o crescimento nos próximos dois anos. Temos perspectiva positiva para o varejo brasileiro no segundo semestre. Apesar do ambiente conturbado de Brasília, o arcabouço fiscal - que não é maravilhoso - dá um pontapé importante - comenta o CEO Sergio Bocayuva.

A Usaflex é a maior empregadora do município e a segunda maior em arrecadação. No varejo, ela tem 280 franquias no Brasil.

GIANE GUERRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário