sábado, 14 de setembro de 2024


14 DE SETEMBRO DE 2024
INFORME ESPECIAL - Vitor Netto

A possível volta do horário de verão

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou, na última quinta-feira, que a volta do horário brasileiro de verão é "uma possibilidade real". Contudo, o titular da pasta disse que a medida não pode ser tomada de maneira precipitada, devido às implicações no cotidiano da população.

O mecanismo, quando criado, teve como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica. Silveira declarou, também, que pesquisas demonstram que os efeitos são positivos para diversos setores econômicos do Brasil. O ministro acredita que a economia gerada é importante para reduzir o despacho de usinas térmicas nos horários de pico de consumo.

A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) defende a retomada da medida, que, na sua visão, estimula uma maior movimentação de pessoas em estabelecimentos comerciais. Em bares e restaurantes, por exemplo, a entidade estima que o horário de verão possa elevar o faturamento em até 15%.

O professor Fabio Raia, do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, acredita que a preocupação do governo tenha relação com o cuidado para que não ocorra a falta de energia e também a preocupação com a seca que o país enfrenta.

- Acredito que colabora para o país, mas poderia ser melhor estudada uma alternativa. Existe uma concepção de economia, mas o valor é irrisório diante ao transtorno gerado. No balanço monetário, não há uma grande diferença. Falamos de milhões, não de bilhões - disse à coluna.

O professor reconhece que há melhorias para o turismo, serviços, comércio e no cotidiano das pessoas, contudo uma campanha de economia de energia, na sua visão, poderia ser mais efetiva. _

Histórico

O horário brasileiro de verão foi instituído, pela primeira vez, pelo então presidente Getúlio Vargas, entre outubro de 1931 e março de 1932. De forma contínua, o sistema funcionou de 1985 até 2019, quando o governo de Jair Bolsonaro decidiu revogá-lo, alegando pouca efetividade na economia energética. Agora, o assunto volta à discussão.

Donald Trump descartou a possibilidade de outro debate contra Kamala Harris antes das eleições americanas de novembro. O republicano disse que a democrata só queria uma revanche porque ele "claramente" venceu.

Estudantes no Legislativo

A edição de 2024 do Deputado por Um Dia se encerrou nesta semana e aprovou cinco projetos voltados para a educação, sustentabilidade, cultura gaúcha e reconstrução do Estado.

Entre os projetos, um deles foi o Intercâmbio Estudantil, que propõe a troca de conhecimento entre estudantes de regiões diferentes. Já a iniciativa Aplicativo de Monitoramento da Reconstrução visa informar a população, a partir de um link eletrônico, sobre obras e aplicação de recursos da reconstrução.

Também foram aprovados os projetos Integração e Vivências da Cultura Gaúcha; Oficinas Extracurriculares; e Coleta de Lixo Reciclável nas Escolas do Campo.

Participaram da edição de 2024 alunos de cinco escolas: Instituto Estadual de Educação Professor Isaías, de Santiago; Escola Municipal Batista, de Giruá; Escola Estadual Ângelo Beltramin, de Pinhal; Escola Municipal João José de Abreu, de Pelotas; e Escola Municipal Professora Ilda Clara Sebben Barazzetti, de Caxias do Sul.

O programa é organizado pela Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan e promove ações para estudantes entre o 7º ano do Ensino Fundamental o 3º ano do Ensino Médio. _

"Quantas vezes disseram: ?temos que vender a Petrobras porque o petróleo vai acabar e vamos ficar com uma empresa que não presta?? Quem fala isso é um bando de imbecil."

Lula

Presidente durante evento no RJ

Capital quer ser uma Cidade Criativa

Porto Alegre quer se tornar uma Cidade Criativa da Unesco no setor de Gastronomia. O município está em processo de preparação para a candidatura e realizou nesta semana uma reunião de mapeamento para pleitear o selo mundial.

A reunião foi mobilizada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), junto do Sebrae e da Unisinos, para verificar as potencialidades do setor.

A iniciativa da Unesco foi criada em 2004. No Brasil, há 14 municípios na Rede de Cidades Criativas da Unesco. _.

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário