terça-feira, 16 de agosto de 2022


16 DE AGOSTO DE 2022
CHAMOU ATENÇÃO

Chuva de granizo no Estado

Os temporais registrados entre o final da tarde e início da noite de ontem causaram estragos e assustaram moradores de diversas cidades do RS. Um do municípios atingidos foi Rio Pardo, no Vale do Rio Pardo, onde chuva de granizo foi registrada por moradores e gerou estragos.

Na cidade, o granizo começou no final da tarde e, conforme residentes, atingiu vários bairros. A Defesa Civil Municipal ainda não tinha contabilizado um balanço dos estragos até o fechamento desta edição, mas havia confirmado o recebimento de várias ligações solicitando auxílio com lonas.

A Defesa Civil Estadual confirmou que seriam encaminhadas lonas e cobertores para Rio Pardo.

Em Guaíba, a ventania derrubou ao menos uma árvore, que caiu sobre o km 132 da BR-116, deixando a pista obstruída. O Corpo de Bombeiros foi acionado e foi até o local.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), postes também caíram em Canoas, na BR-116, e na BR-448.

Porto Alegre também teve registro de granizo. Na Capital, as pedras começaram a cair por volta das 19h. Em Eldorado do Sul, a Defesa Civil registrou chamados de todos os bairros. A estimativa preliminar era de que pelo menos cem casas tenham sido atingidas. O balanço completo será divulgado hoje.

- Foi tudo muito rápido. O granizo veio com o vento forte. Recebemos muitas ligações de moradores desesperados - afirma João Ferreira, coordenador da Defesa Civil do município.

Granizo também foi registrado em São Jerônimo, mas não havia confirmação de estragos nesse município.

O temporal também deixou moradores da Região Metropolitana sem energia elétrica. Segundo a RGE, 132 mil clientes estavam sem luz por volta das 19h30min de ontem. Já a CEEE Equatorial não havia informado quantos clientes estavam sem energia elétrica no início da noite em sua área de cobertura, que inclui Porto Alegre.

A Defesa Civil Estadual emitiu, por volta das 19h30min, novo alerta de chuva forte acompanhada de descargas elétricas, ventos de até 80 km/h e eventual queda de granizo pelas 10 horas seguintes. O órgão afirma que, em caso de estragos, moradores devem ligar para 190 ou 193.

 LAURA BECKER

Nenhum comentário:

Postar um comentário