Peruano de respeito
Premiado em 2024 como o melhor destino gastronômico do mundo pelo World Travel Awards (o Oscar do turismo), o Peru é tendência. Em Porto Alegre, você pode inclusive experimentar uma "causa" peruana autêntica, feita por um chef de Lima, com vista para o Guaíba.
Boa causa
Causa é o nome de uma refeição popular que lembra uma torta fria. A diferença é que a massa é feita de batata amassada com pimenta amarela e limão, e o recheio, de carne desfiada e maionese, leva abacate.
O prato é novidade no Isoj, restaurante nikkei (fusão das culinárias japonesa e peruana) com assinatura do chef limeño Carlos Paredes. Ele vive na Capital desde 2021, onde também é sócio do Baozi Asian Street Food, entre outros negócios.
- Desde que conheci Porto Alegre, vi grande potencial. A cidade está aceitando coisas novas e tem espaço para a gastronomia sem fronteiras - diz Paredes, que se formou na escola francesa Le Cordon Bleu, atuou no estrelado Quique Dacosta, em Barcelona, e já cozinhou em 12 países.
Menu renovado
Após a enchente, o Isoj foi reaberto no Cais Embarcadero com cardápio renovado - e a marca ainda ganhará uma filial no BarraShopping, dia 14.
No novo menu, a causa (R$ 65) leva polpa de caranguejo. Vai por mim: é diferente e bem veranil. Para acompanhar, peça pisco sour (R$ 38), a "caipirinha" peruana por excelência. E salud! _
Em busca de novas pistas do Caso Kliemann
Obcecado por um dos crimes mais rumorosos do RS no século 20, o jornalista e escritor Ricardo Düren segue investigando o episódio, após o lançamento do livro O Caso Kliemann e Seus Personagens Misteriosos (Clube de Autores, 2024).
A obra é o resultado de 15 anos de pesquisas sobre o assassinato de Margit Kliemann, em 1962, no bairro Moinhos de Vento, no Capital, e sobre a morte do marido dela, o deputado Euclydes Kliemann, em um estúdio de rádio (ao vivo) em Santa Cruz do Sul.
Düren segue em busca de rastros que elucidem a grande incógnita do caso, até hoje sem resposta: quem matou Margit?
Quem tiver alguma pista pode escrever para o e-mail casokliemann@gmail.com. O livro pode ser adquirido no site do Clube de Autores, pelo link gzh.rs/casok. _
Os 110 anos do sambista gaúcho Túlio Piva
Ele morreu em 1993. Em 2017, foi tema do documentário Túlio Piva - Pandeiro de Prata. _
Ramblas Atlântida, em Xangri-lá, com novidades
Com a chegada do verão, o Ramblas Atlântida, complexo comercial e gastronômico na praia de Atlântida, em Xangri-lá, no Litoral Norte, prepara novidades, entre elas mais uma casa noturna e diversos restaurantes.
Em uma área de 50 mil metros quadrados junto à Avenida Central, serão cerca de 80 operações nos segmentos de moda, lazer e alimentação, incluindo churrascaria, confeitaria e bares. Além disso, também serão realizados mais de cem shows durante a temporada.
A expectativa é de que o espaço receba mais de 1 milhão de visitantes até o final da estação. Na último ano, segundo os organizadores, foram em torno de 750 mil pessoas. _
Nenhum comentário:
Postar um comentário