sábado, 20 de outubro de 2018


20 DE OUTUBRO DE 2018
MARTA GLEICH

O ano da integração

Aqui na Redação, temos um dia muito aguardado por todos os profissionais: a data em que homenageamos, numa cerimônia simples e sem formalidades, os melhores trabalhos do ano.

É a 15ª edição do Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento - o que ocorreu nesta semana foi a etapa das redações. Em novembro, teremos a etapa final, de toda a empresa.

Na edição deste ano, celebrada na quarta-feira, entregamos 18 prêmios, além de cinco destaques a profissionais que realizaram um trabalho extraordinário.

Algumas palavras ou expressões resumiram, na premiação, o que está sendo este ano para nós: integração, digital, jornalismo de qualidade e pessoas.

Integração - 2018 fica marcado na história da RBS como o ano em que juntamos, no mesmo ambiente, formando uma grande e vibrante Redação, os jornalistas que produzem quatro marcas: Zero Hora, Diário Gaúcho, GaúchaZH e Rádio Gaúcha. E isso se refletiu na premiação: dos 18 trabalhos reconhecidos, 12 foram resultado da integração das redações, seja porque foram realizados por profissionais de mais de um veículo (exemplo: um jornalista da rádio que se juntou a um do jornal para apurar uma reportagem), seja porque foram divulgados em mais de uma plataforma (um conteúdo que foi distribuído em ZH, GaúchaZH e Rádio Gaúcha, por exemplo). É o ano da integração.

Digital - Outra palavra lembrada foi "digital". Nosso público está cada vez mais mobile. Quase 80% da nossa audiência consome os conteúdos de GaúchaZH no celular. Em 2018, ano em que completou seu primeiro ano, GaúchaZH alcançou a inacreditável marca de 15 milhões de usuários - só para lembrar, o Rio Grande do Sul, nosso principal mercado, tem um pouco mais de 11 milhões de habitantes.

Jornalismo de qualidade - A terceira expressão destacada foi jornalismo de qualidade. Em um ano de coberturas relevantes, como Copa do Mundo e eleições, tentamos aprimorar o conteúdo que entregamos ao público. Entre outras iniciativas, destaca-se o Grupo de Investigação (GDI), que, somente nos últimos 12 meses, publicou 24 reportagens e ainda entrou na cobertura eleitoral checando se o que os candidatos diziam em debates e entrevistas era verdade. Em uma época de proliferação de notícias falsas nas redes sociais - as tais das fake news -, jornalismo realizado com método por profissionais, que significa apuração criteriosa, checagem, ouvir todos os lados, ganha ainda mais relevância.

Pessoas - Como lembrou na cerimônia nosso presidente, Eduardo Sirotsky Melzer, tudo o que fazemos tem por trás as pessoas - talentos que todo dia produzem o que o público de RBS TV, Zero Hora, Diário Gaúcho, GaúchaZH, Rádio Gaúcha e outros veículos da RBS consomem.

Começa a época de fim de ano. Período de celebrar, reconhecer, avaliar - e também de planejar como fazer um 2019 ainda melhor.

MARTA GLEICH