Invisíveis da mata
Doutor em Biologia de Fungos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o biólogo gaúcho Marcelo Sulzbacher (ao lado) participou de uma expedição no sul da Bahia que acaba de virar filme. Realizado pelo Instituto Ori, com financiamento do Banco Mundial e apoio do governo baiano, o curta-metragem Invisíveis da Mata mostra uma aventura científica e gastronômica na floresta.
Em novembro de 2021, o grupo composto por pesquisadores, chefs de cozinha, acadêmicos, indígenas e produtores locais adentrou o Parque Estadual da Serra do Conduru em busca de uma riqueza natural ainda pouco explorada e conhecida: cogumelos silvestres e leveduras selvagens comestíveis, passíveis de domesticação para produção e comercialização.
- Foi um trabalho incrível, sobre um mundo que ainda é ignorado pela maioria das pessoas - diz Sulzbacher.
Para assistir ao documentário, que estreou no início deste mês, basta acessar o canal do Instituto Ori no YouTube.
Ah, e nunca é demais repetir: jamais coma cogumelos silvestres sem a orientação de um especialista.
Direto da Amazon
Na próxima terça-feira, um timaço de mulheres vai falar sobre o poder feminino no streaming durante o Mercado Audiovisual Entre Fronteiras, evento que abre o Gramado Film Market. Uma das convidadas é Malu Miranda (foto), líder do segmento Originais Brasileiros da Amazon Studios, uma gigante do setor.
- A ascensão do streaming abriu fronteiras. Temos visto uma resposta incrível ao conteúdo local, com alcance global - diz Malu, que já atuou em projetos de cineastas como Steven Spielberg, Katia Lund e Fernando Meirelles.
Organizada pelo Instituto Estadual de Cinema (Iecine), ligado à Secretaria da Cultura, a atração será transmitida online, no site festivaldegramado.net.
Nenhum comentário:
Postar um comentário