05 DE MAIO DE 2018
+ ECONOMIA
LIÇÃO DE CASA FEZ A DIFERENÇA NA RENNER
O resultado do primeiro trimestre da Renner que agradou ao mercado deve ser 80% creditado a esforços internos e apenas 20% ao ambiente econômico, estima o diretor financeiro e de relação com investidores da companhia, Laurence Gomes. A receita líquida subiu 13,3% sobre o período de janeiro a março de 2017, para R$ 1,39 bilhão. O lucro avançou 66,4% e chegou a R$ 111,4 milhões, levando as ações da varejista gaúcha a alta de 5,2% na sexta-feira na bolsa paulista. Sinal de que pode começar a reverter o período de maior desconfiança dos investidores, que vigorava desde fevereiro.
Se a inflação está baixa e o juro em queda, o desemprego alto e o cenário eleitoral confuso ainda seguram o ímpeto do consumo.
- A recuperação da economia é lenta, gradual. O consumidor está cauteloso, racional, observando as incertezas no horizonte. Então ganhamos share (participação de mercado) da concorrência - diz Gomes, acrescentando que, neste ambiente, resta seduzir quem vai às compras com boa escolha de coleções e ajuste internos para reduzir custos e expandir margens do negócio.
Um indicador sempre observado é o desempenho das vendas nas mesmas lojas (que já estavam abertas no período de comparação). O crescimento foi de 6,3%, abaixo dos 9,1% do primeiro trimestre de 2017. Variação menor, mas sobre uma base forte, lembra Gomes.
Confiando no taco, a empresa mantém os planos de abrir 70 lojas este ano, das bandeiras Renner, Camicado e Youcom. E a expansão no Uruguai prossegue. Neste sábado, abre o novo ponto no Shopping Melancia, em Rivera. Na segunda-feira, é a vez da loja no Portones Shopping, em Montevidéu. Com isso, passam a ser cinco operações no país vizinho. Inauguradas no ano passado, as outras três também ficam localizadas na capital uruguaia ou região metropolitana.
Outra novidade vem com a Ashua Curve & Plus Size, negócio de moda feminina de tamanhos 46 a 54, que até agora se restringia a vendas online. Serão abertas este ano três lojas físicas no país. Uma será em um shopping de Porto Alegre. Apesar do peso ainda pequeno no total de vendas da Renner, os números são promissores.
CAIO CIGANA