segunda-feira, 16 de janeiro de 2023



16 DE JANEIRO DE 2023
INFORME ESPECIAL

Livro para ler nas férias

A indicação de hoje é do escritor Arthur de Faria (foto), autor de Porto Alegre: Uma Biografia Musical. Confere:

"Minha dica é A Estrada Enluarada e Outras Histórias, do Ambrose Bierce (Arquipélago Editorial). Tem E.T. invisível que nem no filme O Predador, tem desaparecimento para outras dimensões e tem robôs com inteligência artificial. Tudo isso na segunda metade do século 19! E tem também contos de fantasmas bem no clima da época. Tudo escrito com aquela verve brilhante do cara, em um livro muito bem editado e traduzido pelo Rodrigo Breunig. Recomendo enfaticamente."

Balanço infinito

O cânion Fortaleza, dentro do Parque Nacional da Serra Geral, em Cambará do Sul, ganhou um novo atrativo: o balanço infinito.

A ideia da Urbia Cânions Verdes, que administra o local, é dar aos visitantes a sensação de "voo livre". É para os corajosos: a brincadeira rola sobre o abismo localizado ao lado do mirante. Dura cerca de 10 minutos. Para saber mais, é só acessar o site urbiaparques.com.br/parques/lazer/canions-verdes.

Obra colorada, pincel gremista

Na última semana, a coluna contou a história da obra Todos os Dias Serão Azuis, criada pelo pintor gaúcho Erico Santos, para o Grêmio. A tela ganhou repercussão ao servir de pano de fundo à primeira manifestação do atacante Luis Suárez na Arena. Na ocasião, para tranquilizar os colorados, prometi mostrar, também, o quadro que Santos fez para o Inter. Promessa é dívida!

Em 2005, o artista (na foto ao lado) recebeu a encomenda do então presidente do Inter, Fernando Carvalho, e aceitou o desafio. Até hoje, a tela Coração Vermelho e Branco (acima) está na sala da presidência. Gremista de carteirinha, Santos se orgulha de ter trabalhos nos dois maiores clubes de futebol do Rio Grande do Sul.

- Pintei com muito carinho. Na dobra da bandeira, o símbolo do Inter forma um coração, e o menininho no colo da mãe, apontando para a flâmula, representa o futuro - explica o pintor, para quem a arte está acima de qualquer rivalidade esportiva.

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário