sexta-feira, 13 de janeiro de 2023


13 DE JANEIRO DE 2023
POLÍTICA +

Vice turbinado

A primeira reunião do secretariado do segundo governo de Eduardo Leite, ontem, confirmou o que já estava desenhado: o vice-governador Gabriel Souza terá papel central, fará a coordenação do novo Gabinete de Projetos Especiais e passará muito longe de ser "vice decorativo".

Entre as pautas sob a liderança de Gabriel estão o South Summit, Qualificação de Professores, Primeira Infância, Jovem Aprendiz, Todo Jovem na Escola e Operação RS Verão Total.

O protagonismo do vice é mais um indicativo de que ele deverá ser, em 2026, o candidato ao Palácio Piratini para a continuidade da aliança entre PSDB e MDB. A costura política foi acertada ainda antes da eleição passada.

Evidente que a política é dinâmica e ainda tem muita água por correr debaixo da ponte. Tudo vai depender dos resultados do governo. Se forem entre razoáveis e bons, Gabriel desponta como candidato, a despeito de ter se tornado alvo da velha guarda do MDB por ter conduzido, em 2022, o partido a ser vice de Leite.

Ao primeiro escalão, Leite reforçou a meta de manter o equilíbrio fiscal, gastar com responsabilidade e voltou a mencionar a prioridade de melhorar a educação. A nota negativa foi a ausência dos titulares das pastas de Planejamento, Governança e Gestão e Habitação e Regularização Fundiária. Após duas semanas de governo, ainda não foram escolhidos.

Colaborou Gabriel Jacobsen - CARLOS ROLLSING INTERINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário