sábado, 14 de janeiro de 2023


14 DE JANEIRO DE 2023
ACERTO DE CONTAS

Desafios da maior economia

Enquanto a feira de varejo NRF, aqui em Nova York, espera voltar à normalidade após o impacto da pandemia nas últimas edições, o setor navega em águas instáveis. Em primeiro lugar, há a inflação, que fechou 2022 em 6,5% nos Estados Unidos. Embora tenha desacelerado nos últimos meses, ficou acima do índice brasileiro no ano. Aqui também sobe o preço da comida e de combustíveis.

A alta de preços, assim como no Brasil, faz o banco central norte-americano elevar juro, o que deixa o crédito mais caro. Isso gera impacto imediato no varejo. Em paralelo, a covid-19 ainda provoca eventuais sobressaltos e há a preocupação com a confiança do consumidor. Por fim, há o temor de recessão de uma economia que é a maior do mundo. Porém, o que se costuma dizer é "nunca aposte contra os Estados Unidos", que é uma economia madura e com grande capacidade de reação.

O cenário, claro, se reflete no planejamento do varejo para mercadorias e empregos para os próximos meses. Certamente, os CEOs de grandes companhias falarão sobre isso nos painéis da NRF, que terá agora a sua 113ª edição.

- Os varejistas estão cientes do fato de que existem desafios reais que afetam as famílias norte-americanas. Encontrar maneiras de combater a inflação eliminando custos e atritos da cadeia de suprimentos continua no topo da lista de preocupações - afirma Matthew Shay, presidente e diretor-executivo da National Retail Federation, a federação nacional do varejo norte-americano.

Na edição do evento no ano passado, a projeção da maior inflação em quatro décadas e a falta de produtos com os gargalos logísticos dominavam os debates. Pelo visto, continuará assim.

- Enquanto trabalhamos nos últimos três anos da pandemia, vimos níveis históricos de suporte fiscal e monetário para a recuperação de nossa economia, e agora eles estão resultando em aumentos substanciais da inflação que não são familiares na história recente - diz Shay.

Ainda assim, as vendas de Natal cresceram um pouco mais do que o previsto. O varejo online atingiu US$ 1 trilhão, representando 21% das vendas totais, uma fatia bastante alta.

A coluna viajou a Nova York a convite do Sindilojas Porto Alegre, da CDL Porto Alegre e do FFX Group

GIANE GUERRA

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