quarta-feira, 4 de novembro de 2020



04 DE NOVEMBRO DE 2020
DAVID COIMBRA

Coisas que fazem bem à saúde 

Nestes tempos pandêmicos, é importante prestar atenção à saúde. Por isso, muito tenho pensado no vinho e na lentilha. É que me disseram que, se comer lentilha todos os dias, durante um mês inteiro, sem falhar, coisas maravilhosas vão acontecer com o meu corpo. Quais maravilhas, exatamente, não sei, parece que tem a ver com o lítio, algo do gênero. Lentilha tem lítio? Seja. O importante é formar a corrente com 30 elos indissolúveis de lentilha para obter os benefícios.

Comer lentilha por todo um mês é definitivamente melhor do que tomar água morna todos os dias. Numa época, eu tomava água morna todos os dias. Por causa dos chineses. Lá na China, na Olimpíada de 2008, chineses me garantiram que beber água morna todas as manhãs é ótimo. Perguntei por que, e um chinês respondeu com uma parábola bem ao estilo oriental: "O barco só navega quando tem água para navegar".

Achei aquilo misterioso e, de toda maneira, muito sábio - você sabe como os chineses são sábios. Então, passei a tomar água morna de manhã. Era um pouco repugnante, confesso, mas tinha a impressão de que toda aquela água morna estava limpando meu corpo, e continuei tomando. Aí, um dia, alguém observou: "A água morna tem de ser ingerida com o sumo de meio limão, ou é inútil. A combinação da água morna com o limão é que faz a diferença".

Assim, tive uma temporada de água morna com o sumo de meio limão a cada manhã. Até que a Marcinha veio me falar que o irmão dela, o Guilherme, desdenhou da água morna com o sumo de meio limão a cada manhã. "Isso não adianta PARA NADA", teria criticado o Guilherme, com ênfase debochada no "para nada". Essa observação me abalou. Porque o Guilherme é um cara bastante atento às questões da saúde. Ele mede o seu nível de ácido úrico e pedala usando aquelas roupas colantes. O Guilherme não bebe água, ele se hidrata. O Guilherme não come carne, ingere proteína. Portanto, havia razões para me perturbar com seu desprezo pela água morna com o sumo de meio limão a cada manhã. Nunca mais tomei.

Porém, sem água morna e sem limão, sentia como se estivesse negligenciando minha saúde. Tinha de fazer algo diferente. Ouvi diversas opiniões e fiz uma triagem. Sumo de beterraba? Não tomarei. Bicarbonato de sódio? De jeito nenhum. Maçãs entre as refeições? Estou fora. Foi aí que cheguei à lentilha diária por um mês inteiro e uma taça de vinho por noite. A qual das medidas devo aderir? Comecei com o vinho. Tenho bebido até mais de uma taça, por garantia. Está me fazendo tão bem, que não pararei nem se for censurado pelo Guilherme. No máximo, acrescento a lentilha. Tudo por uma boa saúde.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário