sábado, 15 de outubro de 2022


15 DE OUTUBRO DE 2022
BRUNA LOMBARDI

OS 12 TRABALHOS DE HÉRCULES

Uma das mais conhecidas passagens da mitologia fala de um personagem bastante complexo: Hércules. Foi um herói e um semideus, pois era filho de uma mortal chamada Alcmena e de Zeus, o principal deus dos gregos. Hércules para os romanos e Héracles para os gregos, ficou famoso por sua força física imbatível. Sua história trágica e intrincada tem elementos de traição, ciúmes, loucura, vingança, arrependimento, culpa e grandes conflitos, como tudo o que envolvia os deuses.

Mas a missão de realizar 12 trabalhos considerados humanamente impossíveis foi a grande façanha que construiu sua fama.

A mitologia é justamente feita da construção de mitos, lendas, símbolos e da interpretação dos mesmos e seus significados nas culturas ancestrais. O número 12 é cabalístico, presente desde os primórdios da civilização. As tribos de Israel foram 12. A Távola Redonda contava com 12 cavaleiros. Jesus Cristo teve 12 Apóstolos. O ano se divide em 12 meses. O dia e a noite, em 12 horas. São 12 os signos da Astrologia. A dúzia é a nossa medida. No Tarô, o Arcano 12 promete trabalho, luta e sofrimento.

O foco de Hércules representa a incessante luta do ser humano, enfrentando tarefas impossíveis, descobrindo seu poder, buscando sua liberdade e vencendo monstros internos e externos. Assim criamos a nossa força e perspicácia para avançar em cada etapa da jornada.

Acredito que todos nós passamos por pelo menos 12 trabalhos hercúleos que nos pareciam impossíveis. Cada passo da nossa trajetória é repleto de obstáculos, dificuldades, confrontos. Bate constantemente na nossa cara o vento da adversidade. Um verso do meu poema Gaia diz:

"carrego pedras no bolso e enfrento ventanias?"

Na minha vida, contei pelo menos 12 grandes desafios, que me pareciam impossíveis de realizar e que foram transformadores. Trabalhos que se apresentaram e que eu nem acreditava que ia conseguir fazer porque todos estavam muito acima do que eu me sentia capaz.

Experimente você também fazer uma retrospectiva dos acontecimentos de sua vida. Com certeza você vai enumerar batalhas extraordinárias que marcaram etapas do seu caminho e você nunca imaginou que saberia enfrentar. Pense em todas as suas superações e conquistas.

Todos nós temos vitórias internas, silenciosas. simbólicas. Não existe comparação, nem competição, nem mesmo qualquer ostentação nessas conquistas. Porque o único efeito que realmente importa em cada uma delas está dentro de nós. Lutamos contra nossos medos, nossos fantasmas, nossos próprios pensamentos. Precisamos superar o peso dessa bagagem que carregamos. E vamos conseguir realizar todas as tarefas gigantes que parecem além das nossas forças.

Temos sonhos, relacionamentos, contas pra pagar e uma infinidade de pequenas batalhas diárias, inevitáveis. Mas existem aquelas marcantes que transformam nosso destino. São esses grandes enfrentamentos, as ações que nos parecem impossíveis que nos fazem descobrir nosso poder.

Somos, sem perceber, heroínas da nossa própria jornada.

BRUNA LOMBARDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário