segunda-feira, 18 de outubro de 2021


18 DE OUTUBRO DE 2021
CHAMOU ATENÇÃO

Rostos da literatura gaúcha

Está mais colorido o caminho de quem passa pelos 45 metros de extensão do piso superior do Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros, no centro da Capital. Desde 1º de outubro e até o dia 31, o espaço recebe, por meio da Galeria Escadaria, a mostra Autorias. A exposição homenageia 26 nomes da literatura gaúcha com retratos criados por 18 artistas visuais -entre telas pintadas a tinta óleo ou acrílica e desenhos digitais -, e integra o "esquenta" da 67ª Feira do Livro de Porto Alegre, marcada 29 de outubro a 15 de novembro.

A exposição assume para si duas missões: reconhecer a importância daqueles que, por meio das palavras, narram a vida do povo do RS e, sobretudo, democratizar o acesso a obras de arte. O resultado, conforme a curadora Graça Craidy, é visível no desacelerar dos passos costumeiramente apressados de quem, agora, permite-se parar e mirar os rostos pendurados nas paredes do viaduto.

- Muitas pessoas estão frequentando encantadas. Pessoas simples. Gente que nunca entrou em um Margs e, provavelmente, nem vai entrar. São tão imponentes os nossos prédios de arte, que, muitas vezes, as pessoas não se sentem à vontade para entrar neles. Mas, na rua, tu podes ir às 2h da manhã se quiseres - diz a curadora, que assina dois dos retratos expostos.

A seleção dos autores homenageados contou com a consultoria dos professores de Literatura Sergius Gonzaga e Luis Augusto Fischer. O principal critério foi a igualdade de gênero: do seleto hall de 26 escritores, 13 são homens e 13 são mulheres.

Entre a escrita masculina, olhares como os de Oliveira Silveira, Mario Quintana e Caio Fernando Abreu encaram os transeuntes do viaduto. Já entre as mulheres, Maria Carpi e Lya Luft dividem parede com Luisa Geisler.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário