sexta-feira, 29 de outubro de 2021

29 DE OUTUBRO DE 2021
DAVID COIMBRA

O que me impede de fazer a maior descoberta de todos os tempos

Às vezes, quase descubro o sentido da vida. Acontece sempre quando estou sozinho, ouvindo uma música suave, ou vendo as folhas de uma grande árvore dançando com o vento, ou simplesmente sentindo o calor do sol nos ombros. Vem aquela sensação de que estou prestes a compreender a lógica do universo, é uma epifania, é uma inspiração súbita e poderosa, as coisas estão ficando claras, as peças estão se encaixando, até que... lembro que tenho de pagar o condomínio. Tudo se esvai. Volto à realidade comezinha do ser humano, sou apenas mais um bicho que respira no lado de fora dessa bola azul de pedra, água e lava, e me ocorre que é preciso consertar a porta do banheiro.

Agora mesmo, nesta semana, a Nasa fotografou uma galáxia muito, muito distante, a 20 milhões de anos-luz da Terra, e vi essas fotos e me emocionei. Essas galáxias que foram descobertas recentemente não têm nomes como Andrômeda e a nossa amada Via Láctea. Os cientistas as chamam NGC, seguido de um número. Por isso, não lembro exatamente qual é o nome dessa galáxia, mas ela é linda, em espiral, um pouco rosada, um pouco laranja, um pouco azul. Olhando para aquelas fotos, tive o peito inflado por sentimentos grandiosos, minha mente se abriu e lá veio ele: o sentido da vida! Estava a um segundo de descobrir quem somos, de onde viemos e para onde vamos, quando a Marcinha me interrompeu, dizendo:

- Pode lavar aquela louça que está na pia?

Naquele instante, a verdade da vida se esfumou diante de mim. Quase reclamei:

- Mas que droga, Marcinha! Eu ia me tornar o ser humano mais importante de todos os tempos se tu não viesses com essa louça!

Mas não disse nada. Ensaboei a esponja e comecei a esfregar aquele prato sujo, vulgar e sem nenhuma filosofia.

É assim que as mulheres são: elas não podem ver o cara quieto, que já vêm dando ordens.

Ou, então, elas dão palpite em coisas que só competem a você.

- Tu tens que tomar mais sol, é importante tomar sol, sol tem vitamina D.

- Que tal fazer um exercício físico? Exercício físico é saúde!

- Por que tu deste pra beber uísque agora?

- Para de comer embutidos! A Rita Lobo odeia embutidos!

Sei por que elas fazem isso. É porque elas têm certeza de que sabem o que é melhor para você. Só que elas estão enganadas. Às vezes, um homem precisa tomar uma bebida mais forte. Às vezes, um homem tem de comer um cachorro-quente sem culpa. E, às vezes, o homem está quieto no seu canto não por preguiça, mas porque está descobrindo o sentido da vida. Alta filosofia, my friend! Alta filosofia.

Mas não. Não consigo descobrir o sentido da vida. As coisas triviais da existência me impedem. Maldito condomínio. Maldita louça suja.

DAVID COIMBRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário