sexta-feira, 28 de janeiro de 2022


28 DE JANEIRO DE 2022
CHAMOU ATENÇÃO

A estátua que mora na kombi

Leonel dos Santos não para durante o dia: logo cedo, o artista desenrola o papel crepom, corta as tiras e dobra em formato de flor. Prende as pétalas a um palito de madeira, até chegar a um buquê com uma centena de rosas vermelhas. Já a mistura de creme hidratante e pó metálico colore primeiro os dedos, terminando por cobrir todo o rosto.

À noite, Leonel se transforma na estátua humana O Florista e faz sua performance no centro de Capão da Canoa.

- Uma menina me disse que daria um milhão de moedinhas se as tivesse. Que a minha performance era a mais linda que ela tinha visto - emociona-se o ator, de 60 anos, ao relembrar o elogio recebido em 2013, seu primeiro ano caracterizado.

O artista é natural de Novo Hamburgo, no Vale do Sinos, mas no verão se muda de mala - kombi - e cuia para o Litoral Norte. O veículo é sua residência durante a temporada. Acolhido pelo dono do estacionamento Pimpa, na Rua Moacir, ele tem a necessária economia de hospedagem e as refeições diárias, do café à janta. Em troca, atua na gestão da garagem.

O Florista se apresenta todas as noites, na Rua Sepé, em frente ao shopping, perto da praça do camelódromo. As crianças viraram seu principal público. As flores moldadas na kombi são entregues como agradecimento pela contribuição - tem até QR Code para pix. Leonel sempre batalha por cerca de R$ 100 todos os dias.

Já performou no Parque da Redenção, na Rua dos Andradas, no Rodeio Internacional de Vacaria e em feiras do livro por todo o Estado. Em Estância Velha, mantém há 29 anos a companhia Teatro Produção Urbana para entreter e educar a gurizada com peças infantis e contação de histórias.

 TIAGO BOFF

Nenhum comentário:

Postar um comentário