13 DE NOVEMBRO DE 2017
F-1
Grande Prêmio da Polêmica
VETTEL VENCE O GP do Brasil em meio a discussões sobre a privatização e assaltos
Superado por Lewis Hamilton na briga pelo campeonato, o alemão Sebastian Vettel voltou a ter motivos para comemorar ontem. O piloto da Ferrari venceu o GP do Brasil, no Autódromo de Interlagos, após superar Valtteri Bottas na largada. O finlandês da Mercedes chegou em segundo, à frente do compatriota e colega de equipe Kimi Raikkonen. Felipe Massa, em sua despedida do Brasil, foi o sétimo colocado.
O trio, contudo, assistiu ao mais novo tetracampeão da F-1 brilhar. Hamilton largou dos boxes, chegou a liderar parte da prova e conseguiu finalizar a corrida em quarto lugar. Nas voltas finais, ameaçou a posição de Raikkonen e esteve perto de terminar o GP no pódio.
Além de Hamilton, Verstappen também fez grande corrida: é do holandês da Red Bull o novo recorde do GP do Brasil de F-1. Ele anotou o tempo de 1min11s044, superando uma marca de 13 anos, que pertencia a Juan Pablo Montoya. Em 2004, o colombiano registrou o tempo de 1min11s473.
Com a quinta vitória na temporada, Vettel praticamente assegurou o vicecampeonato - está com 302 pontos, contra 280 de Bottas, garantindo a segunda colocação no Mundial de Pilotos se chegar em oitavo lugar na última corrida do ano, mesmo que o rival finlandês vença em Abu Dhabi.
A prova marcou a despedida de Felipe Massa em Interlagos. Com boa performance ao longo de toda a prova, ele comemorou o sétimo lugar com uma bandeira verde no cockpit até ser recebido com aplausos e o reconhecimento da equipe nos boxes.
O pódio que ofuscou os pilotos
Três assuntos chamaram a atenção no final de semana e
foram tanto ou mais comentados do que o desempenho dos carros na pista.
ASSALTOS
Os episódios tiveram início na sexta-feira, quando uma van com integrantes da Mercedes sofreu assalto logo após deixar o circuito. Pertences pessoais foram roubados, como passaportes, celulares, relógios e dinheiro. Tetracampeão mundial, o inglês Lewis Hamilton chegou a protestar contra a falta de segurança nas redes sociais. Antes, duas tentativas de assalto foram frustradas na mesma noite e tinham como alvo uma van da Williams e um veículo da FIA, que escapou em alta velocidade por ser blindado.
Os episódios geraram indignação no paddock da Fórmula-1 ao longo do sábado. Dirigentes da Mercedes cobraram a organização do GP brasileiro e até a FIA por mais segurança. Também no sábado, uma van da Sauber sofreu uma tentativa de assalto no trajeto entre o circuito paulistano e o hotel.
INTERLAGOS X FLORIANÓPOLIS
A privatização do autódromo de Interlagos tramita no momento na Câmara de Vereadores de São Paulo e foi aprovada em primeira votação. No entanto, na última semana uma liminar da Justiça barrou a nova votação.
Caso não haja acordo com quem por ventura assumir o autódromo, em 2020, a opção número 1 da Interpub, empresa que realiza a corrida no país, é Florianópolis, em Santa Catarina. Segundo Tamas Rohonyi, presidente da empresa, já foi produzido um projeto de engenharia pronto para um traçado, que seria montado nas ruas do centro da cidade catarinense, nos contornos da avenida Beira-Mar Norte, com a Ponte Hercílio Luz como cenário de fundo. O superintendente de turismo de Florianópolis, Vinicius de Luca Filho, confirmou que a promotora de eventos demonstrou interesse. No entanto, disse que o grande entrave para uma negociação seria a mobilidade urbana. Um evento do porte de um GP complicaria ainda mais o já intrincado trânsito da cidade.
O HINO DA DISCÓDIA
O mesmo burburinho provocado na abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro se repetiu ontem, quando a cantora Anitta surgiu ao vivo para interpretar o Hino Nacional antes do GP do Brasil. A versão adaptada e reduzida, que teria sido uma orientação da organização devido ao pouco tempo de cerimônia, além de estranhamento, causou críticas e elogios nas redes sociais - o que já não assusta mais a artista brasileira com maior repercussão no momento. Amiga de Hamilton, que também é "parça" de Neymar, a cantora preferiu declarar sua torcida para a Renault, equipe que a patrocinou no evento.