terça-feira, 19 de janeiro de 2021


19 DE JANEIRO DE 2021
EM DIA

NAJIN, FATU E VOCÊ 

Najin e Fatu são, respectivamente, mãe e filha. E são, também, os dois últimos rinocerontes- brancos-do-norte da face da Terra. O marido e pai, Sudan, era o último macho e faleceu recentemente. Assim, não há mais nada que possa ser feito pra evitar a extinção funcional da espécie. Temos que lidar com o fato de que fomos suficientemente imbecis e predatórios a ponto de exterminar para sempre um tipo de animal que as futuras gerações só saberão que existiu como nós sabemos dos dinossauros. Só que o meteoro, neste caso, fomos nós. "Pai, por que não existem mais rinocerontes- brancos-do-norte? Porque nós os matamos, filho." Por dinheiro ou por política, que junto com o sexo são as três coisas que fazem o mundo girar para o lado errado.

Isso só mostra que, se a espécie humana não está em extinção, ela já parece estar em franca decadência. Como podemos fazer tanto mal ao ambiente que nos cerca desta forma? Como podemos ser tão egoístas?

Pensando bem, a pergunta não faz nenhum sentido, já que fazemos mal a nós mesmos a todo momento. Inclusive agora, com muitos trabalhando e brigando para extinguir outros seres da mesma espécie. Ou não é a isso que estamos assistindo com tanta negação da vacina e da própria pandemia? Podemos botar a culpa apenas na postura de um chefe de Estado que minimiza o vírus desde o começo, que não usa máscara, que aglomera intencionalmente, não respeita protocolos e legislação, que desencorajou vacinação e que continua mentindo sobre a existência de tratamento precoce para a covid-19. 

Mas todos aqueles que repetem bovinamente esse comportamento no dia a dia também são responsáveis por fazer do Brasil o país que tem 3% da população mundial e 10% das mortes por coronavírus. Teve deputada acusando que estavam enterrando caixões vazios, apresentador de TV desdenhando de "apenas" 12 mil mortes, publicitário dizendo que só iriam morrer velhinhos e empresário que afirmou, literalmente, que "o Brasil não pode pagar por 5 ou 7 mil mortes". Sem falar nos milhares de pessoas que continuam se aglomerando verão afora.

E o que tem a ver isso tudo com rinocerontes- brancos-do-norte? Simples: lembre que cada ser humano é o último de sua espécie. Você é o último você da face da Terra. Não dá mais pra fazer de conta que não existe um safári acontecendo no nosso cotidiano, onde alguns lutam contra tudo o que pode salvar a espécie humana na luta contra um vírus mortal. Proteja-se, informe-se, rebele-se contra o obscurantismo. Porque, infelizmente, não há vacina para a imbecilidade de rebanho.

FABIO BERNARDI

Nenhum comentário:

Postar um comentário