segunda-feira, 12 de setembro de 2022


10 DE SETEMBRO DE 2022
MONJA COEN

INDEPENDÊNCIA OU INTERDEPENDÊNCIA?

Celebramos 200 anos da independência do Brasil de Portugal, e hoje sabemos que todos interdependemos uns dos outros. Existe algum país independente dos outros? Existe alguma planta, animal, pedra ou qualquer forma de vida independente e/ou separada das outras?

Observe em profundidade. Perceba que somos interdependentes, que precisamos de tudo e de todos para viver e morrer, que é colaborando e compartilhando que a vida se manifesta em toda sua pluralidade e plenitude.

Na juventude, queremos ser independentes de nossos pais e cuidadores. Há a fase da língua em ene: quer fazer isso? Não. Não sou como vocês. É o momento em que estamos criando a identidade separada, individual, e nem nos damos conta que estamos repetindo comportamento de nossos pais.

Aliás, mãe e pai sempre nos habitam. Vivos ou mortos.

Buda recomendava aos seus discípulos que primeiro recebessem as bênçãos de seus pais, antes de se comprometer com os votos monásticos. Será que nossos ancestrais aprovam e nos abençoam em nossas atividades, nossas escolhas? Se formos capazes de os convencer, é porque estamos realmente convencidos de nossas decisões.

Reflitam. Sua mãe, pai, avó, avô aprovam seu comportamento, sua fala, seus gestos e atitudes?

Em dúvida, não - é uma frase importante para nossas decisões. Acabem com as dúvidas completamente, que as palavras de Buda são verdadeiras, não falsas - trecho de um ensinamento sagrado.

Cuidado com as fake news. Procure a verdade, investigue, analise - confie em quem seja digno de confiança. Não deixe nem que sua mente o engane.

Passamos por várias dificuldades e dúvidas. Sofremos traições e abusos, muitas vezes de pessoas próximas e queridas, em quem confiávamos completamente. Conheço um jovem cujo sócio - um senhor de toda sua confiança - passou a desviar fundos da empresa e criou uma outra empresa para suas filhas, sem falar nada ao amigo/sócio. O jovem ficou muito triste, deprimido, meses trancado em casa. Todo seu mundo havia sido destruído, e o antigo sócio ainda tentou um processo judicial.

Dor, sofrimento e insatisfações existem. Há causas. Mas há também um estado de paz, de plenitude, de tranquilidade, chamado Nirvana, que é acessado através da prática do caminho de oito aspectos: memória correta, pensamento correto, ponto de vista correto, fala correta, meio de vida correto, esforço correto, meditação correta e sabedoria.

Assim, lembrando-nos da verdade e do caminho, percebendo que estamos todos interligados e que interdependemos - não só de outros países, mas de todos os seres -, podemos viver em tranquilidade e harmonia.

Aos traidores, que não perceberam ainda a interdependência entre tudo que foi, é e será, podemos nos apiedar e criar meios educacionais e estratégias, meios hábeis, para que despertem. Seres despertos compreendem que nossa independência é na verdade a interdependência. Por isso cuidam e respeitam, não enganam, nada escondem e compartilham com ternura, sabedoria e compaixão a existência. Que todos os seres possam despertar.

Mãos em prece

MONJA COEN

Nenhum comentário:

Postar um comentário