sábado, 8 de junho de 2024


08 DE JUNHO DE 2024
ARTIGO

JUSTIÇA MAIS DEMANDADA E PRODUTIVA DO PAÍS

O Judiciário gaúcho, em permanente busca da vanguarda na prestação jurisdicional em prol do melhor atendimento à população, mais uma vez foi reconhecido nacionalmente pelo CNJ. Recente divulgação do relatório Justiça em Números apontou que em 2023 o TJ gaúcho foi a única Corte da Justiça estadual de grande porte a atingir 100% no Índice de Produtividade Comparada (IPC-JUS), pelo terceiro ano consecutivo.

O indicador mede a eficiência dos segmentos da Justiça, levando em conta primeiro e segundo graus e área administrativa. Mesmo vivendo tempos difíceis em função dos reflexos causados pela catástrofe climática, temos que encher o peito de orgulho pelos nossos serviços públicos prestados.

O relatório traz ainda outros números que revelam a magnitude de nosso trabalho: o TJRS apresenta a maior demanda entre os tribunais de grande porte, com 14.868 casos novos por 100 mil habitantes. Os magistrados e as magistradas da Justiça gaúcha apresentam o melhor desempenho em produtividade na fase de instrução processual por tribunal de grande porte. E no que se refere a servidores e servidoras, a eficiência também foi considerada a maior do país. Alcançamos também o primeiro lugar com a menor taxa de congestionamento no segundo grau. No que se refere aos avanços tecnológicos, ficamos na liderança nacional no atendimento do Juízo 100% Digital.

Esse reconhecimento é a demonstração do acerto das políticas estratégicas e da governança do nosso Judiciário, que há muito tempo vem sendo bem conduzido, contando com o inestimável apoio de magistrados, servidores e estagiários. Estamos cientes do nosso desafio de manter a tradição da nossa Justiça gaúcha neste ano atípico, em decorrência do impacto das enchentes que alagaram e danificaram nossos prédios em vários pontos do Estado, inclusive o nosso edifício-sede do TJ.

Com as providências já adotadas pela nossa administração, entre elas a migração do sistema eproc na nuvem, temos a certeza de que a jurisdição será mantida e tudo será restaurado rapidamente. Assim como acontecerá com o nosso Rio Grande do Sul, que se reerguerá ainda mais forte, com a união que vem sendo apresentada, na busca de um mundo mais justo e solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário