sexta-feira, 9 de agosto de 2024


09 de Agosto de 2024
Juliana Bublitz

Gêmeos do Hampel

Famoso pelas churrascadas memoráveis no Parador Hampel, considerado o hotel mais antigo da Serra, em São Francisco de Paula, o chef Marcos Livi anda orgulhoso. Seus dois filhos, os gêmeos Guilherme e Frederico, que vivem em São Paulo, estão cada vez mais próximos do RS: assumiram a pilcha, mergulharam na cultura gaúcha e atraem a atenção de quem visita o lugar.

A dupla de 15 anos é craque no assado e na lida campeira. Guilherme tem acompanhado Livi em palestras sobre a cozinha do fogo e comanda a grelha com maestria. Fred tornou-se expert em cavalos crioulos. Ambos fizeram até curso de doma.

Por um mês, nas férias de inverno, os guris recepcionaram hóspedes, preparam a "boia" e conduziram cavalgadas. Vestiram bota, bombacha e chapéu e dão pinta de que vão dar continuidade aos negócios de Livi, um dos chefs mais requisitados do Brasil.

Expointer

- Eu nunca forcei nada, porque acho que não devemos transferir nossos sonhos para os filhos. Eles devem trilhar o caminho deles, mas estou muito feliz com essa conexão - conta o assador, que fará uma edição especial de Dia dos Pais do evento A Ferro e Fogo no próximo domingo, no pátio do Parador.

Por dificuldades de deslocamento devido à situação do Aeroporto Salgado Filho, os gêmeos vão acompanhar a festa a distância, mas já avisaram: não abrem mão de assistir ao Freio de Ouro de camarote na Expointer e já estão prontos para o desfile de 20 de Setembro. Ao lado do pai, claro. E de cavalo. _

"Mob Brasil" no píer da Usina do Gasômetro

O píer da Usina do Gasômetro, que ficou submerso na enchente de maio deste ano, em Porto Alegre, vai voltar a receber uma exposição fotográfica. É uma ótima notícia para a Capital, que segue no caminho da retomada.

A partir das 16h de amanhã, será inaugurada a 3ª edição da mostra Mob Brasil, com imagens de 49 fotógrafos de diferentes regiões do país feitas pelo telefone celular. A iniciativa tem a curadoria do produtor cultural e fotógrafo Marcos Monteiro.

Originalmente, Monteiro deu vida à Galeria Escadaria, no viaduto da Avenida Borges de Medeiros, no Centro Histórico, mas migrou para a área à beira do Guaíba, com painéis espalhados pelo deque. A antiga estrutura foi levada pela água. Agora, é o recomeço.

A exposição segue em cartaz até 30 de setembro, 24 horas por dia, com entrada franca. Vale o passeio. _

O evento A Ferro e Fogo especial do Dia dos Pais, neste domingo, no Parador Hampel, terá novidade: uma receita de "curanto" (espécie de assado no buraco, no calor das pedras). Mais detalhes no perfil @paradorhampel no Instagram.

Canta, diva

Luiza Hellena já passou por tudo na vida. Depois de anos se apresentando em bares, entoando sambas-enredo na Escola Praiana, da Capital, e liderando o Sindicato dos Músicos do RS, ela estava prestes a realizar o sonho em 2023: lançar o primeiro álbum, aos 78 anos. O destino pregou uma peça, e não deu certo. Aí veio a enchente e levou tudo. Luiza ainda não conseguiu voltar para casa.

Agora, na luta pela retomada, ao lado de Paulinho Parada, ela vai cantar Lupicínio Rodrigues no Dia dos Pais. Será às 12h de domingo na Don Dieguito (Rua Olavo Bilac, 243, Cidade Baixa). Vai por mim: é um baita programa. _

Em quatro idiomas

Vencedora do Prêmio São Paulo de Literatura e uma das mais talentosas de sua geração, a escritora gaúcha Morgana Kretzmann, de Três Passos, será a primeira autora brasileira publicada pelo selo HarperVia, da tradicional editora HarperCollins, de Nova York.

O título escolhido é Água Turva, cuja história se passa na maior reserva florestal do Rio Grande do Sul, o Parque Estadual do Turvo, em Derrubadas, onde a paisagem é dominada pelo Salto do Yucumã.

Além da versão em inglês na segunda maior editora do mundo (fundada em 1817, nos Estados Unidos), a obra será traduzida para o francês, o espanhol e o alemão.

Isso é que é estreia no mercado literário internacional. E o melhor: o Rio Grande do Sul vai junto. _

água turva

É o segundo livro da autora gaúcha. Foi lançado em março pela Companhia das Letras, com obra de Iberê Camargo na capa.

360 GRAUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário