terça-feira, 27 de agosto de 2024


27 de Agosto de 2024
INFORME ESPECIAL - Rodrigo Lopes

Guaíba e arroios terão 10 novos sensores de nível

Depois de enfrentar sua maior tragédia climática, em maio, Porto Alegre irá contar com 10 novos sensores para medir o nível do Guaíba e dos arroios da cidade. Atualmente, existe apenas uma régua de medição do lago que banha a Capital, localizada próximo à Usina do Gasômetro e operada pelo governo do Estado.

A partir da instalação dos novos instrumentos, a Capital contará, ao todo, com 11 aparelhos - esses novos serão operados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus). Os instrumentos, mais modernos, serão contratados da empresa Helper, que vai fazer a manutenção.

Os pontos onde serão instalados ainda são debatidos pelo secretário Germano Bremm com os técnicos da secretaria e a Defesa Civil municipal. Os locais devem ser anunciados amanhã. Além do Guaíba, importantes cursos d?água, como o Arroio Dilúvio e os localizados na Zona Norte devem ser contemplados.

- Estávamos muito dependentes de órgãos estadual e federal e teve uma série de imprecisões na enchente. A chuva atinge a cidade, e, por isso, a gente evolui com essa tecnologia que identifica o risco e faz alerta de forma automática para o centro de monitoramento que estamos construindo na secretaria - explicou Bremm à coluna.

Além dos equipamentos de medição do Guaíba e arroios, outros 10 aparelhos ficarão em terra. São sistemas com detector digital de vibrações (deslizamentos), medição de precipitação por sensor óptico (chuva), estações meteorológicas (temperatura, radiação solar, velocidade do vento), de alerta e câmeras. Nos aparelhos, haverá alto-falante, com capacidade de informar a população, por exemplo, para o caso de evacuação.

- Teremos uma maior precisão da quantidade de chuva, os índices pluviométricos e fluviométricos - disse Bremm.

O valor do investimento é de R$ 2,4 milhões, e a previsão de início das operações é novembro. A secretaria também está contratando um órgão para fazer um Plano de Preparação e Mitigação de Desastres Climáticos. A organização responsável será o Iclei, uma rede global que presta consultoria a Executivos municipais sobre desenvolvimento urbano sustentável. O contrato para a elaboração do plano é de R$ 350 mil.

O programa deve conter ações de prevenção, preparação, mitigação, e resposta a eventos extremos, como o estabelecimento de rotas de evacuação, realocação de pessoas, logística e mantimentos, por exemplo. As ações da secretaria atendem as recomendações do relatório feito por pesquisadores holandeses, que estiveram no Estado em junho para avaliar o sistema de proteção da Capital. _

Parece o RS, mas não é

A imagem é do fim de semana em Feni, cidade no sudeste de Bangladesh.

As inundações foram desencadeadas por fortes chuvas e mataram pelo menos 42 pessoas no país e na Índia, desde o início da semana.

Quase 300 mil bengalis refugiaram-se em abrigos de emergência.

De acordo com as previsões meteorológicas, é provável que as chuvas diminuam nos próximos dias. _

Memorial virtual da boate Kiss

A partir de hoje está disponível a plataforma que permite acesso virtual ao interior da boate Kiss, reconstruída por meio eletrônico em 3D. A ferramenta interativa, desenvolvida a pedido do MP-RS para as audiências do júri de 2021, permite conhecer a boate como era em 2013, percorrendo cada um dos ambientes, acompanhado de recursos multimídia. A plataforma está disponível em gzh.digital/memorialvituralkiss. _

Comissão analisará serviço de luz

A Comissão Especial para Analisar a Atuação da CEEE Equatorial e da RGE será instalada hoje na Casa da Assembleia na Expointer. O deputado Edivilson Brum (MDB), que propôs o fórum, será o presidente. O relator só será conhecido após a instalação.

Diferente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que convoca depoentes, a Comissão Especial convida os participantes. 

Painel debate sustentabilidade

Um caminho sustentável para a retomada da economia gaúcha é o tema do debate que a coluna mediará hoje às 9h30min na Casa RBS, na Expointer. Realização: CMPC. Uma iniciativa Pra Cima, Rio Grande, Grupo RBS. Haverá transmissão online ao vivo. _

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário