quarta-feira, 28 de dezembro de 2022


28 DE DEZEMBRO DE 2022
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Camilo confirma Izolda como secretária-executiva

Ex-governador do Cea­rá e ministro da Educação a partir de 2023, Camilo Santana confirmou ontem que Izolda Cela será secretária-executiva, a número 2 na pasta que ele comandará.

- Falta apenas nomear - brincou Camilo, depois de uma reunião com o futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Izolda, governadora do Ceará, era cotada para assumir a pasta como ministra, cargo que ficou com Camilo. Ela nunca foi filiada ao PT e deixou o PDT após racha este ano dos dois partidos, que foram aliados por décadas no Ceará. Nascida em Sobral (CE), a psicóloga e mestre em gestão esteve entre 2001 e 2006 na secretaria da cidade, que então passou a ser considerada o maior exemplo de política educacional no Brasil.

Depois, levou experiências com alfabetização de crianças para todo o Ceará, quando se tornou secretária estadual em 2007. O governo, na época do PDT, passou a dar incentivos materiais e financeiros para que municípios melhorassem a aprendizagem dos alunos.

Continuidade

A política foi continuada por Camilo, eleito governador do CE pelo PT em 2014, quando ela assumiu a cadeira de vice. Izolda se tornou governadora quando Camilo resolveu se candidatar a senador este ano, e acabou eleito. Lula acabou escolhendo Camilo para o Ministério da Educação. Apesar de ele não ter trajetória ligada à pasta, governou por quase oito anos o Ceará, referência na área no país.

Santana também confirmou que Fernanda Pacobahyba ficará com a presidência do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Ela foi secretária da Fazenda do Ceará e é citada por Santana como "pessoa da minha confiança".

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário