sexta-feira, 17 de maio de 2024



17 DE MAIO DE 2024
INFORME ESPECIAL

Mais uma dose de generosidade

Vem mais apoio de Brumadinho (MG) ao Rio Grande do Sul. A Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem decidiu enviar R$ 2,2 milhões aos atingidos pelas cheias.

Com aval do comitê gestor do dano moral coletivo da tragédia, a doação sairá da indenização paga pela mineradora Vale. Parte dos recursos será destinada - veja só - à campanha de arrecadação da Associação dos Familiares e Sobreviventes da Boate Kiss, em Santa Maria.

Os mineiros não precisavam fazer isso. Já passaram por muita coisa desde 2019, mas não deixaram de olhar para o próximo - neste caso, nós, gaúchos e gaúchas. Não há palavras para agradecer mais este gesto de generosidade. Que sirva de exemplo.

Se puder, compre produtos gaúchos e apoie negócios do RS

Compre do Rio Grande do Sul, seja o que for: carne, vinho, ovos, azeite, arroz, roupas, utensílios domésticos. Se você está a salvo e tem condições, faça isso, por um simples motivo: estará apoiando pequenos, médios e grandes negócios atingidos pela crise climática, que tentam manter operações e empregos.

Desde que a catástrofe climática atingiu o Estado, iniciativas individuais e coletivas disseminam a ideia.

O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, puxou a frente fazendo o apelo nas redes sociais. O pedido viralizou e cruzou fronteiras.

Influenciadores digitais, empresários e artistas aderiram à causa. Para estimular a solidariedade indireta, supermercados e lojas criaram prateleiras exclusivas com itens locais, aqui e fora do RS. Agora, uma nova iniciativa, chamada Produtores Gaúchos Unidos, está reunindo aqueles que produzem alimentos em solo gaúcho e conectando suas marcas a restaurantes e empórios no centro do país.

Com apoio do Sebrae-RS e de um bocado de gente boa, o site produtoresgauchosunidos.com, idealizado pela PMP (que vende carne de cordeiro criado a pasto no Pampa), está cadastrando interessados. O objetivo, explica Aline Barilli Alves, jornalista que ajudou a formatar a ideia, é ampliar a visibilidade e incentivar chefs a usarem os insumos gaúchos.

-Vi o vídeo do prefeito de Bento e, no dia seguinte, comecei a desenhar o site. Já temos mais de 70 produtores cadastrados. Estamos avançando um passo de cada vez - diz Aline.

Com o reforço do influenciador Gabriel Gasparini, a ação já dá resultados. No próximo domingo, cozinheiros badalados farão um jantar beneficente no restaurante Lassù, em SP, com ingredientes do RS. A arrecadação irá para as ações solidárias do Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-Bento).

JULIANA BUBLITZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário