quarta-feira, 22 de maio de 2024


22 DE MAIO DE 2024
INDÚSTRIA GAÚCHA

Por um voto, Claudio Bier é eleito para presidir a Fiergs

Depois de quase quatro décadas de eleições por aclamação, a indústria gaúcha voltou às urnas ontem para escolher entre duas propostas de gestão para a Federação e o Centro das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs/Ciergs). Com diferença de um voto apenas (54 a 53), o empresário Claudio Bier venceu a disputa contra Thômaz Nunnenkamp e presidirá a entidade até 2027.

Figura conhecida do setor no Estado, Bier preside o Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas (Simers) há 23 anos e estava "na fila" da presidência desde 2011, quando abriu mão do posto para que Heitor José Müller pudesse assumir.

- Há 38 anos a entidade não tinha um grupo de oposição. Agora, houve uma chapa que resolveu lançar candidatura, o que é natural do processo democrático, mas eu já estava na fila e agora é a minha vez - declarou o presidente eleito, que assumirá o posto em julho, em um momento delicado para o setor diante dos efeitos da enchente histórica.

Segundo Bier, hoje a própria sede da entidade está alagada e 90% das fábricas localizadas nas regiões atingidas pelas cheias foram afetadas. As que não estão submersas registram problemas com funcionários que tiveram as casas alagadas.

Além disso, ele aponta para o desafio logístico. Há dificuldade para acessar matérias-primas e os produtos acabados não têm rotas de saídas das plantas para chegarem até o mercado, por falta de pontes e estradas.

Alckmin

Por essa razão, Bier foi um dos diretores da entidade que estiveram na semana passada em Brasília para entregar ao vice- presidente, Geraldo Alckmin, um pleito com 40 medidas, cujo impacto econômico é estimado em R$ 100 bilhões.

- É o que nós achamos que precisamos para recuperar as indústrias. O Rio Grande do Sul está vivendo um cenário de pós-guerra. E a Fiergs terá um protagonismo muito grande para ajudar o Estado a sair dessa crise e ajudar as suas indústrias - acrescentou.

RAFAEL VIGNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário