quinta-feira, 30 de maio de 2024


30 DE MAIO DE 2024
INFORME ESPECIAL
Juliana Bublitz

O socorro que vem a galope

Radicado em São Paulo, o artista plástico gaúcho Claudio Ramires não conseguia dormir, ao ver o Rio Grande do Sul submerso pela enchente. Precisava fazer alguma coisa, mesmo de longe. Angustiado, juntou retalhos de zinco, rebitou as peças na madeira e, num rompante, pintou Caramelo (ao lado), símbolo da resistência sulina na catástrofe climática. Na testa do cavalo, o artista estampou o mapa do Brasil, solidário ao RS.

Junto de outra obra-prima do autor, chamada Guedali (leia abaixo), o quadro será leiloado para ajudar moradores do 4º Distrito de Porto Alegre, onde vem sendo construída a sede do Museu de Arte Contemporânea do Estado (MACRS). O leilão online (em www.pestanaleiloes.com.br/agenda-de-leiloes/4470) será na próxima segunda-feira, às 20h, e já está recebendo lances. Todo o valor arrecadado será destinado a ações de ajuda à comunidade afetada, por meio da associação dos amigos do museu.

Recupera 4D

Uma das regiões mais promissoras de Porto Alegre, conhecida por concentrar empreendimentos inovadores e abrigar o polo cervejeiro da Capital, luta para se recompor. Ainda coberto de lama, repleto de lixo e entulhos e com água cobrindo parte das ruas, o 4º Distrito, tantas vezes abordado aqui na coluna, precisa de apoio.

O estrago foi tão grande que há o temor de que a região sofra uma debandada depois da tragédia climática, o que seria péssimo para a cidade. Para que isso não ocorra, um grupo de amigos, vizinhos e empresários locais fundou um movimento chamado Recupera 4D.

A ideia é unir forças para, primeiro, higienizar vias, casas, prédios, garagens, comércios e empresas e, depois, batalhar por melhorias, inclusive para garantir maior segurança contra futuras cheias no Guaíba.

- Crescemos na região, fizemos amigos aqui, temos pais e avós morando na vizinhança e muitos de nós viraram empreendedores no 4º Distrito. Estamos fazendo uma corrente de solidariedade para que as pessoas possam voltar para casa, reabrir seus negócios e permanecer - diz Raí Nunes dos Santos, um dos idealizadores da iniciativa e sócio da cervejaria Cubo, que também foi atingida.

Ao longo do feriadão, o grupo fará uma série de mutirões de limpeza em diferentes pontos. Uma das ações está marcada para hoje, a partir das 9h30min, na Avenida Guido Mondim, nº 743, bairro São Geraldo, para aproveitar o dia de folga e a previsão de tempo bom. Todos são bem-vindos. Se você quiser e puder ajudar, siga @recupera4d no Instagram e se inscreva em bit.ly/recupera4d.

Em acrílico e folha de ouro

Leiloada para ajudar vítimas das cheias no 4º Distrito, a obra Guedali (ao lado) foi inspirada em um dos mais conhecidos livros de Moacyr Scliar, O Centauro no Jardim, musicado por Hique Gomez (é ele segurando o violino).

Para Claudio Ramires, autor do quadro, a identificação do centauro com o Rio Grande "é indelével e faz dele quase que um mito fundador da nossa cultura pampeana".

Em acrílico e folha de ouro, a tela vai participar de exposições internacionais durante os meses de junho a outubro de 2024, em Andorra e nas cidades de Hamburgo, na Alemanha, e Lisboa, em Portugal. Depois disso, em novembro, será entregue pelo artista ao comprador.

Atenção para o golpe

Este é um alerta da Defesa Civil Estadual, mas não é o que você está pensando - nada a ver com o clima. Tem gente mal-intencionada tentando tirar proveito da situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul para aplicar golpes. Preste atenção:

1) Se receber mensagem no WhatsApp solicitando informações pessoais e financeiras ou qualquer tipo de pagamento em nome da Defesa Civil, não responda;

2) Não clique em links enviados por números desconhecidos ou suspeitos;

3) Nunca compartilhe senhas, códigos de verificação ou outras informações pessoais via WhatsApp;

4) Alerte seus amigos e familiares sobre isso.

cuidado com golpistas: a defesa civil estadual não está pedindo ajuda de custo para a construção de casas no RS. se receber uma mensagem desse tipo, Denuncie à Polícia Civil pelo telefone 181, pelo WhatsApp (51) 98444-0606, na delegacia mais próxima ou no site delegaciaonline.rs.gov.br. É golpe.

Pingente para a reconstrução do RS

Lapidado em cristal murano, o pingente ao lado chama-se Coração Gaúcho. A joia foi criada pelo artesão miniaturista Lucas Dorneles, do grupo Cristais de Gramado, na Serra, para ajudar na reconstrução do Rio Grande do Sul.

A empresa vai repassar 50% do total das vendas da peça para ações solidárias lideradas pelo Instituto Cultural Floresta. Elaborado de forma artesanal com a técnica flamework, que usa maçarico (veja acima), o produto nas cores da bandeira do RS está disponível por R$ 69 no showroom da loja (junto ao pórtico do município) e pode ser encomendado pelo WhatsApp (54) 3286-0100.

- É a nossa contribuição para a retomada do Estado - diz Gustavo Fuchs, CEO do grupo.

INFORME ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário