quinta-feira, 24 de abril de 2025


24 de Abril de 2025
POLÍTICA E PODER - Rosane de Oliveira

Lula enfrenta o pior escândalo do terceiro mandato

Não é de hoje que qualquer pessoa com dois neurônios desconfia da existência de uma quadrilha dentro do INSS. Porque não pode ser normal que uma pessoa encaminhe o pedido de aposentadoria e fique sabendo que está aposentada pelos telefonemas de funcionários de instituições financeiras oferecendo empréstimos. Dados que deveriam ficar sob proteção do INSS são repassados a terceiros sem nenhum pudor.

O que a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Polícia Federal (PF) descobriram é muito mais grave do que fornecer os dados pessoais de aposentados e pensionistas. É o pior escândalo do terceiro mandato do presidente Lula. Roubo escancarado de velhinhos e velhinhas. São sindicatos e associações roubando de pobres, com o consentimento do INSS, o envolvimento de funcionários de carreira e de gente graduada que pecou por ação ou omissão.

Trata-se de um crime que, segundo a apuração, pode chegar a R$ 6,3 bilhões de 2019 até agora. Coisa antiga, que cresceu e se multiplicou com a troca de governo. Lula fez o certo ao demitir o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, mas será difícil manter o ministro da Previdência, Carlos Lupi, que bancou a indicação de um incompetente que fez o INSS regredir em matéria de atendimentos e agora é suspeito de conivência com a fraude.

Diga-se em favor de Lula que a investigação foi iniciativa do seu governo - da CGU e da PF.

Isso não elimina o fato de que em dois anos aposentados e pensionistas seguiram sendo achacados por associações e sindicatos que sustentam uma casta de aproveitadores.

O INSS com sua ineficiência é uma das razões da desaprovação do governo, seja pela demora na análise dos pedidos de aposentadoria, seja pelas filas na perícia para a concessão de auxílio-doença, seja pelas greves frequentes que reduzem a produtividade.

A falta de gestão era visível a olho nu. A exploração de segurados vinha sendo denunciada a conta-gotas pelos prejudicados, que não conseguiam reaver o dinheiro descontado sem autorização para entidades com as quais não tinham qualquer vínculo. _

Prefeito sobe o tom

Estado libera obra na RS-118

Quem usa a RS-118 no trecho entre Sapucaia do Sul e Viamão já trafega sem a necessidade de desvios. O Estado entregou parcialmente a obra da elevada no cruzamento com a Avenida Centenário (RS-030) ontem.

A circulação de veículos foi deslocada para a pista principal e não é mais preciso utilizar a rua lateral. Além disso, foi liberada a trincheira entre a avenida e a rodovia para quem acessa o Distrito Industrial ou a freeway. No sentido contrário, o bloqueio deve ser liberado até junho. _

Abrigo para mulheres na Serra

A morte de uma mulher em Bento Gonçalves, na última semana, somou-se a outras nove ocorridas no Estado em um curto espaço de tempo - e acendeu o alerta. Na cidade da Serra, a resposta veio rápida.

A prefeitura entregou na terça-feira um espaço emergencial e sigiloso para acolher mulheres vítimas de violência doméstica que não tenham para onde ir. O abrigo conta com quarto, cozinha, banheiro e vigilância 24 horas, e recebe as vítimas até o deferimento da medida protetiva - etapa marcada por insegurança. _

POLÍTICA E PODER

Nenhum comentário:

Postar um comentário