sábado, 1 de junho de 2024


01 DE JUNHO DE 2024
+ ECONOMIA

Ajuda italiana com 30 toneladas em itens Recuperação começa antes do auxílio

Com a meta de reunir orientações às empresas gaúchas afetadas pela enchente, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef) elaborou o guia Recuperação Econômica de Empresas do RS, disponível para consulta grátis.

A cartilha compila medidas trabalhistas, tributárias e financeiras propostas por governos municipais, estadual e federal. Para Ismael Santos, um dos responsáveis pela elaboração do material, a reestruturação de negócios gaúchos pode começar sem os auxílios emergenciais.

- Agora, a melhor medida financeira para empresas é observar a cadeia de valor. É uma conversa transparente com o proprietário do aluguel, com clientes, com fornecedores. Fazer parceria de operação. Até porque, quando olhamos para os bancos, existe burocracia. No curtíssimo prazo, não vemos o dinheiro caindo na conta das empresas - diz Santos, ao lembrar que é preciso mapear perdas, mas estruturar vendas e despesas, sejam fixas ou variáveis.

Por iniciativa do ministro das Relações Exteriores, Antonio Tajani, o governo italiano enviou um avião militar com ajuda humanitária para as vítimas das inundações que atingiram o Rio Grande do Sul.

A ação foi organizada e financiada pela Direção-Geral para a Cooperação e o Desenvolvimento do Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional da Itália (MAECI), em colaboração com o Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas.

O avião partiu da Base de Pronto Intervento Umanitario das Nações Unidas (UNHRD) de Brindisi, no sul da Itália, e pousou no início da noite de quarta na Base Aérea de Canoas.

A aeronave transportou material que inclui equipamentos especializados para emergências, como medicamentos e suprimentos médicos para o tratamento de cerca de 100 mil pessoas pelo período de três meses, tendas para 4,5 mil pessoas, cinco geradores, dois potabilizadores capazes de produzir 64 mil litros de água potável por dia e quatro tanques de 10 mil litros para armazenamento de água potável. No total, são 30 toneladas de bens.

A entrega oficial da ajuda humanitária italiana foi acompanhada pelo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, e pelo cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Valerio Caruso.

RAFAEL VIGNA INTERINO

Nenhum comentário:

Postar um comentário